Mostra VerCiência 2017 - Introdução
VerCiência, VerMatemática!

Há 23 anos começamos a percorrer uma estrada que não tínhamos a menor ideia de onde ia dar. Nosso objetivo desde o início: promover e incentivar a disseminação da cultura científica pela TV, no país das novelas, do samba e do futebol.

No começo dessa jornada vimos nascer a internet e novas formas de acesso ao conhecimento e de comunicação audiovisual que nem os mais criativos autores de ficção científica do passado previram.

Quem poderia imaginar, por exemplo, em 1994, ano da primeira Mostra VerCiência, o que viriam a se tornar o Google, o Youtube, a Wikipedia, as redes sociais, os smartphones e uma infinidade de aplicativos que se incorporariam ao nosso dia-a-dia?

O que pouca gente sabe é que tudo isso que transformou nossas vidas e veio facilitar nosso acesso ao conhecimento e à cultura, assim como a própria televisão, é consequência de muita pesquisa científica e, particularmente, da Matemática. Sem os algoritmos, por exemplo, não existiria o Google. Quer saber o que são algoritmos? Pergunte ao Google ou à Wikipédia! E a explicação virá num piscar de olhos.

Como diz o lema da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2017, da qual VerCiência é um dos principais eventos, “A Matemática está em Tudo!”. E está em tudo mesmo! Em toda parte, em praticamente tudo que fazemos ou gostaríamos de fazer.

Sem os avanços e o domínio da Matemática ainda estaríamos na pré-história e certamente nunca teríamos chegado à Lua. Da economia doméstica à economia do país, das estatísticas que nos ajudam a avaliar situações ao planejamento de ações individuais e coletivas, tudo, praticamente tudo, envolve Matemática.

A grande maioria dos programas de TV e vídeos que selecionamos para a Mostra deste ano ilustra a importância da Matemática na nossa vida. Os destaques são as produções da BBC (como “Os Algoritmos do Amor”), da WGBH (“O Grande Mistério da Matemática”) e os episódios da série “Isto é Matemática!”, da Sociedade Portuguesa de Matemática, que recebeu a Homenagem Especial/Prêmio VerCiência 2013. Entre as nacionais, são destaques os quadros de “Como Será?”, da TV Globo, a série “Ciência em Quadro”, do Canal Futura, os programas da TV Escola/ACERP, e produções das emissoras regionais, como o “Ciência sem Limites”, da TV Unesp. Vale a consulta ao Catálogo Virtual VerCiência 2017, para conhecer melhor a programação desta 23ª edição do Projeto.

A já tradicional Homenagem Especial / Premio VerCiência deste ano coube ao documentário “The Origami Code”, coprodução franco-alemã escrita, dirigida e editada pelo videomaker francês François-Xavier Vives. Traduzido e legendado por VerCiência com o título "Origami: a Geometria da Vida", o documentário, de 52 minutos, explora o universo da ancestral tradição japonesa das dobraduras de papel que está no centro de uma nova revolução matemática, científica e tecnológica.

Imprescindível e prestigioso registrar aqui nossa parceria de longa data com o Museu de Astronomia e Ciências Afins/MAST e com a Coordenação de Popularização e Divulgação da Ciência, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que coordena em todo o país a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Igualmente indispensável e prazeroso tem sido o interface com as instituições parceiras e anfitriãs da Mostra em todo o país, entre as quais o Museu do Amanhã, o Museu da Vida/Fiocruz e a Casa da Ciência, no Rio; o Catavento Cultural e o Museu de Zoologia da USP, em São Paulo; o Planetário e a Casa de Cultura da América Latina, em Brasília; o Espaço Ciência de Pernambuco; a Ilha da Ciência, no Maranhão; os museus de ciência do Vale do Cariri, no Ceará; o Instituto de Pesquisas da Amazônia; e os muitos centros de divulgação científica universitários, afiliados da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência/ABCMC.

Com vocês, a Mostra VerCiência 2017, Ano 23 – A Matemática Está em Tudo!. Que seja desfrutada com gosto = ou > que o nosso, em sua realização!

Sergio Brandão e Jose Renato Monteiro
Curadores do Projeto VerCiência

Outubro de 2017

VerCiência 2017 - 23ª Mostra Internacional de Ciência na TV - de 23 a 29 de outubro
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP