Mostra VerCiência 2015, de 19 a 25 de outubro
VerCiência 21 Anos, no Ano Internacional da Luz

Como Darwin nos ensinou, a seleção natural é implacável com as espécies que não se adaptam às mudanças que ocorrem no ambiente com o passar do tempo.

Assim como na Biologia, no campo das ideias também só costumam sobreviver aquelas que permanecem férteis, válidas e úteis, apesar do tempo e das transformações.

E que transformações assistimos nos últimos 21 anos!  Talvez a humanidade, em toda sua trajetória, nunca tenha vivido tantas e tão rápidas mudanças decorrentes do avanço científico e tecnológico como nessas duas últimas décadas. Mudanças que acompanhamos e refletimos nos programas que selecionamos e exibimos ao longo desse tempo em nossas mostras.

O maior desafio que o Projeto VerCiência enfrenta ao chegar à 21ª Mostra Internacional de Ciência na TV é o de continuar fiel aos seus objetivos originais de apoiar e incentivar a disseminação da cultura científica pelos meios eletrônicos audiovisuais, incluindo a televisão e a internet.  E por que insistimos nisso?  Porque acreditamos que a maior riqueza da humanidade é o conhecimento científico, que precisa e deve ser compartilhado por um número cada vez maior de pessoas, em benefício de todos.

Feliz coincidência, neste ano em que atingimos nossa maioridade, que a ONU e a UNESCO  tenham declarado 2015 o Ano Internacional da Luz. Simbolicamente, a luz sempre esteve associada ao esclarecimento, à razão, à sabedoria e à paz. Por oposição, as trevas, a escuridão, sempre estiveram associadas ao obscurantismo, à irracionalidade, à ignorância, à violência.  

O cartaz de nossa primeira mostra, em 1994, continha uma tela iluminada e brilhante, chamando a atenção do olhar em meio à escuridão. Este ano, a luz na imagem do cartaz se irradia pelos quatro cantos da tela, manifestando nosso desejo (e esperança) de fazer chegar “Ciência pela TV” a cada vez mais pessoas, nos mais diversos recantos do país.

A programação da Mostra 2015, com ênfase na temática da Luz e tecnologias óticas, é uma das mais interessantes e inspiradoras de todas as mostras que já realizamos. Selecionamos 104 programas, com destaque para produções de nossos principais parceiros internacionais, a BBC Science e a WGBH NOVA (PBS), emissoras com a maior tradição mundial em programas de divulgação científica, presentes em VerCiência desde a primeira mostra, em 1994. A participação de mais 18 emissoras e produtoras de 11 países garante à Mostra 2015 a oferta de um cardápio diversificado e (por que não?) luminoso de programas.

Queremos expressar nosso reconhecimento aos parceiros que nos têm acompanhado nessa jornada até a maioridade: a Petrobras, patrocinadora nacional da Mostra desde 1996, ela mesma um dos nossos principais centros de pesquisa tecnológica, essenciais para o desenvolvimento do país; ao Centro Cultural Banco do Brasil, sede de VerCiência há 21 anos, o que faz da Mostra o evento de maior idade na Casa; e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a quem nos juntamos no esforço de difundir e popularizar a ciência.

Vale aqui registrar nossa articulação permanente com o Departamento de Difusão e Popularização da Ciência, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que coordena em todo o país a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Desde 2004, VerCiência é evento oficial da Semana, que em 2015 tem como tema central “Luz, Ciência e Vida”, em função da celebração do Ano Internacional da Luz.

Este ano, VerCiência presta sua Homenagem Especial ao programa Futurando, produzido na Alemanha pela Deutsche Welle/Brasil e veiculado por nossas principais emissoras educativas e culturais. A direção do programa vem especialmente ao Rio, para receber o merecido reconhecimento pela qualidade de sua produção.

Informar, difundir, divulgar, circular, debater, disseminar a produção de ciência e tecnologia. Este será sempre o foco da pequena lanterna que há 21 anos mantemos acesa na escuridão.

José Renato Campos Monteiro e  Sergio Moraes Castanheira Brandão
Curadores do Projeto VerCiência

HORIZON, BBC Science
HORIZON, BBC Science
NOVA WGBH (pbs)
NOVA WGBH (pbs)

VerCiência 2017 - 23ª Mostra Internacional de Ciência na TV - de 23 a 29 de outubro
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP