VerCiência 2016 - 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV

A divulgação de avanços científicos e tecnológicos, pela televisão, pela Internet e por outros meios audiovisuais, de forma atraente, clara e divertida é o que propõe a Mostra Internacional de Ciência na TV, agora em sua 22ª edição.

Sessões gratuitas e atividades interativas mobilizam alunos e professores, nas capitais e no interior do Brasil, em torno dessa mostra, cujo intuito é instruir e educar sem fronteiras.

Nesse contexto, o patrocínio Petrobras se renova por mais um ano. Afinal, a companhia construiu sua história pautada no talento, no empreendedorismo, na excelência, vencendo desafios, e sempre estimulou a difusão do conhecimento.

Tantos pontos em comum são a receita do sucesso dessa parceria e, é claro, da mostra.
Apresentação dos Curadores
Ufa! Que maratona olímpica! Nestes últimos 22 anos, mostramos avanços científicos e tecnológicos que resultaram em grandes transformações na nossa maneira de ser e viver: da comunicação instantânea pelas redes sociais e smartphones à cura de muitas doenças até recentemente letais. 
É verdade que uma minoria de nós, privilegiados, que tivemos acesso à educação, à informação e ao conhecimento científico, nos beneficiamos mais destas conquistas do que a grande maioria dos 7 bilhões de habitantes do planeta.

Assim mesmo, para citarmos apenas duas consequências evidentes do progresso científico nas últimas décadas, a longevidade das pessoas aumentou significativamente e a mortalidade infantil caiu muito em praticamente todos os países do mundo.

Mas os desafios para a nossa sobrevivência e das demais espécies, num mundo em rápida transformação, com uma população mundial que não para de crescer, são cada vez maiores, começando pela produção de alimentos, tema central da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, da qual VerCiência participa, desde a primeira em 2004.

O sucesso ou fracasso das iniciativas diplomáticas e governamentais para se tentar frear o aquecimento global e tentarmos evitar  consequências ambientais desastrosas nas próximas décadas, dependem da conscientização das pessoas e do acesso delas à informação e ao conhecimento científico.

As incertezas que temos pela frente são muitas, mas de uma coisa podemos ter certeza: os desafios para a sustentabilidade (e habitabilidade) planetária passam pelo compartilhamento do conhecimento científico e tecnológico por um número cada vez maior de pessoas.

E este é nosso objetivo principal, no qual nos mantivemos focados desde a primeira mostra VerCiência, em 1994: promover e incentivar a disseminação do conhecimento científico através dos principais veículos de comunicação audiovisual: a televisão e a internet.

2016 deverá ser lembrado como um ano difícil, de grandes mudanças, preocupações e expectativas no cenário político e econômico nacional. Mas certamente também permanecerá em nossa memória como o ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio, com suas lições e exemplos inspiradores de superação e de nossa capacidade de organizar grandes eventos e de superar desafios, como tão bem mostraram nossos atletas.

Nessa "maratona de obstáculos" de 22 anos, não podemos deixar de registrar o reconhecimento aos nossos principais parceiros institucionais, eles próprios também tendo enfrentado e vencido grandes desafios: a Petrobras, patrocinadora da Mostra VerCiência desde 1996 e responsável por um dos nossos principais centros de pesquisa e inovação tecnológica, essenciais para o desenvolvimento do país; o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ), anfitrião de VerCiência desde 1994, o que faz da Mostra o evento de maior longevidade na Casa; e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que sempre nos apoiou e a quem nos juntamos no esforço de difundir e popularizar a ciência.

Vale também registrar nossas parcerias de longa data com o MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins, com a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), com a Academia Brasileira de Ciências, com o Catavento Cultural e com o Departamento de Popularização e Difusão da Ciência da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTIC, que organiza e coordena a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
.

Uma nova e promissora parceria de VerCiência começou no final de 2015
com o Museu do Amanhã.

Dentre nossas parcerias internacionais, destacam-se a BBC Science (British Broadcasting Corporation), produtora do mais antigo programa de ciência na TV do mundo
: o HORIZON (no ar desde 1964!); e a WGBH, emissora de Boston, da rede pública de TV norte-americana PBS, produtora (desde 1974!) da premiadíssima série NOVA.  São duas referências mundiais em comunicação de ciência na TV, verdadeiras escolas da arte e da técnica de como "contar boas histórias" e despertar o interesse do grande público por assuntos de ciência e tecnologia. Ambas participam ativamente de VerCiência desde a primeira Mostra, em 1994.

"And the winner is..." A Homenagem Especial VerCiência 2016 é para uma das mais conceituadas e premiadas produtoras de programas de ciência para TV da América Latina: a Imago Producciones, do Chile, parceira e participante ativa da Mostra VerCiência desde 1996.
 
Com vocês, a Mostra VerCiência 2016! Desejamos que curtam e desfrutem sem moderação!  

Sergio Brandão e José Renato Monteiro
Curadores do Projeto VerCiência
.

VerCiência 2016 - 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP