Sergio Moraes Castanheira Brandão, Curador Internacional
Sergio Brandão

O Curador Internacional da Mostra VerCiência é carioca, jornalista, comunicador de ciência e produtor audiovisual. Formado em Engenharia Civil pela UFRJ (1972), com diploma de pós-graduação em Controle de Poluição na Inglaterra (Chemistry Department, Polytechnic of North London, 1978).

É diretor geral da VideoCiência, produtora de vídeos e programas de televisão que criou em 1987, situada no PoloRio de Cine e Vídeo, no Rio de Janeiro.

Trabalhou sete anos na BBC, em Londres (de 1974 a 1981) como produtor, repórter e apresentador de programas de rádio, principalmente sobre ciência e tecnologia.

Na foto à direita, de 1980, Sergio Brandão entrevista o cientista brasileiro Franklin Rumjaneck, atualmente Professor Titular do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, na época fazendo pesquisas de pós-doutorado sobre o parasita da esquistossomose no Instituto Nacional de Pesquisas Médicas (National Institute for Medical Research), um dos mais importantes centros de pesquisa médica do Reino Unido, em Londres. A entrevista era para a série de programas "Na Vanguarda da Ciência", produzida por ele.

Na televisão, a carreira Sergio Brandão como repórter e diretor de programas começou em 1981, na TV Globo, nos programas Fantástico e Globo Repórter.
Em 1984, participou da criação do programa Globo Ciência, do qual foi repórter e diretor geral, tendo participado da produção de mais de 340 programas entre 1984 e 1991. 

Por sua dedicação ao jornalismo científico, Sergio Brandão ganhou vários prêmios no Brasil e no exterior, como o Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq (1986) e o Prêmio Primo Rovis (1991), da Fundação Internacional Trieste para o Progresso e LIberdade da Ciência, da Itália, além de duas indicações da Academia Brasileira de Ciências ao Prêmio Kalinga da UNESCO.

Abaixo, alguns dos momentos da trajetória profissional de Sergio Brandão como comunicador de ciência.

Em 1988 e 1990, como repórter e diretor do Globo Ciência, grava programas com arqueóloga Niéde Guidon no Piauí.
Em 2011, entrevistando Sir David Attenborough, em Londres
China-Brasil, uma Amizade Espacial
Reportagem de Sergio Brandão na China (1988) para o Globo Ciência

Medicina Tradicional Chinesa
Reportagem de Sergio Brandão na China (1988) para o Globo Ciência
1994, Mamirauá: Sergio Brandão entrevista William D. Hamilton ("Bill" Hamilton) um dos maiores teóricos da evolução do século XX
(Saiba mais sobre William D. Hamilton, o "Darwin do Século XX" no artigo de Sergio Pena, na Ciência Hoje)
GLOBO CIÊNCIA - AMYR KLINK: A TRAVESSIA DO ATLÃNTICO NUM BARCO A REMO
Neste programa, transmitido em 09 de agosto de 1986, Sergio Brandão entrevista o navegador Amyr Klink sobre o planejamento científico da sua histórica travessia do Atlântico num barco a remo.

VerCiência 2016 - 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP