Livraria da Travessa
ACONTECEU NA TRAVESSA... VOCÊ VIU?
Fernando Fernadez UFRJ  Dia de Darwin na Travessa 2012
Dia de Darwin na Travessa (12/fev/2012, domingo, 19h)
Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio: apresentação do documentário da BBC, "Quantas Pessoas Podem Viver na Terra", seguido de um bate-papo com Fernando Fernandez, Ecólogo da UFRJ.  Entrada Franca.

Com a publicação do livro "A Origem das Espécies" em 1859, Darwin nos mostrou o caminho para entender o processo evolutivo. Com isso, ficou claro que somos parentes de todos os demais seres vivos, portanto parte da natureza, e não proprietários dela. No entanto, nossa cultura tem sido muito bem sucedida em sua recusa de engolir essa revolucionária visão de mundo. A falta de percepção da nossa origem evolutiva nos leva a um distanciamento entre nós e os restantes seres vivos, que serve para nos insensibilizar de todo o sofrimento que causamos a eles. Se quisermos melhorar nossa relação com a natureza, está mais do que na hora de aprendermos a enfatizar nossas similaridades, e não nossas diferenças, em relação ao resto dos seres vivos.

OITO ANOS DE CELEBRAÇÃO DO DIA DE DARWIN NA TRAVESSA
Pelo oitavo ano consecutivo a Livraria da Travessa celebra o Dia de
 Darwin em parceria com o Museu de Zoologia da USP. O que era para ser uma resposta à antiga governadora do Rio que havia declarado aosjornais “não acredito na teoria da evolução!” transformou-se em uma tradição (de 8 anos!) da também tradicional livraria carioca dedivulgar as aplicações e implicações da teoria da evolução.

No ano seguinte, o Museu de Zoologia da USP transformou o Dia de Darwin em um momento festivo também em São Paulo. Neste ano em que estamos fechados ao público, levamos nossas atividades (exposição, oficinas, teatro, etc) para o Catavento Cultural e Educacional.

No ano passado o Projeto VerCiência abraçou a causa e também participa da organização dos festejos nas duas cidades.

2012 é o ano da Rio+20. Por esta razão convidamos o Professor Fernando Fernandez (*) (grande darwinista, claro!) do departamento de Ecologia da UFRJ para conversar sobre o impacto da visão darwiniana sobre o papel que desempenhamos na natureza.

Antes do bate-papo com Fernando Fernandez, será exibido o documentário da Mostra VerCiência
"Quantas Pessoas Podem Viver na Terra”, apresentado pelo naturalista britânico Sir David Attenborough, da BBC, Homenageado Especial da Mostra VerCiência 2010.

Contamos com a sua participação e de seus amigos!

Maria Isabel Landim
Idealizadora e Organizadora do Dia de Darwin na Travessa
Museu de Zoologia da USP
Curadora São Paulo VerCiência
(*) sobre Fernando Fernandez: 
Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e PhD (Ecology) pela University of Durham (1993). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biologia da Conservação. Também se dedica à divulgação científica, especialmente sobre biologia da conservação, ecologia, história ecológica e evolução.
Leia também do autor: "Nós e eles: Darwin e a conservação"
http://www.oeco.com.br/fernando-fernandez-lista/21272-nos-e-eles-darwin-e-a-conservacao
Fernando Fernandez, Ecólogo, UFRJ
Dia de Darwin 2012 na Livraria da Travessa
VerCiência e Livraria da Travessa, uma parceria de resultados

Parceira do Projeto VerCiência desde o início de 2011 em talkshows transmitidos ao vivo, a Livraria da Travessa passou integrar oficialmente o circuito da Mostra VerCiência no Rio. 


Uma seleção de programas e documentários, a maioria inédita no Brasil, foi apresentada em sessões contínuas nos auditórios das lojas da Travessa do Shopping Leblon e do Barra Shopping, de 18 a 23 de outubro de 2011 (veja programação completa e horários das sessões). 

Todas as sessões foram abertas ao público, com entrada franca. Também estiveram na programação da Travessa duas palestras em formato de "talkshow": com James van der Pool (produtor do departamento de programas de ciência da BBC) - veja fotos aqui - e com Jana Bennett (Presidente da BBC Worldwide Networks), que falou sobre "Paixão por Ciência". (Veja também notícia)
Maria Isabel Landim com Sir David Attenborough
Maria Isabel Landim, idealizadora do Dia de Darwin na Travessa, com o naturalista britânico Sir David Attenborough, da BBC
VerCiência 2011
17a. Mostra Internacional de Ciência na TV
18 a 23 de outubro
Shopping Leblon 
Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - loja 205 A
cep. 22430-060            (21) 3138-9600       
Horário de funcionamento 
2ª a 5ª, das 10h às 23h
6ª, sáb e véspera de feriado, das 10h às 24h
BarraShopping 
Av. das Américas, 4.666 - nível américas loja 220
cep. 22640-102            (21) 2430-8100      
Horário de funcionamento 
2ª a sáb, das 10h às 23h
dom e feriados, das 12h às 22h.
Clique aqui para visualizar / baixar o arquivo PDF com a programação VerCiência na Travessa (versão 05OUT2011a)
Clique aqui para ver a notícia sobre a apresentação do documentário "Making-of da série O Planeta Congelado" ("The Making of The Frozen Planet") da BBC e sobre a palestra-talkshow "Paixão por Ciência", com Jana Bennett, da BBC Worldwide, na Livraria da Travessa do Barra Shopping, dia 21/OUT, às 19:30h.

Veja o trailer do programa (Making-of da série O Planeta Congelado):


.
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP