VerCiência 2016 - Circuito Rio
Museu da Vida / FIOCRUZ
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro CEP: 21.045-900
museudavida@fiocruz.br - Agendamento de visitas:(0xx21)2590-6747

Museu da Vida Fiocruz

MUSEU DA VIDA – Ciência em Cena (Epidauro)

Campus da Fundação Oswaldo Cruz

Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, CEP 21045-900

COMO CHEGAR

Telefone: (21) 2590-6747

E-mail: recepcaomv@coc.fiocruz.br

Venha curtir a Semana Nacional de Ciência & Tecnologia na Fiocruz!

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia chega à 13ª edição trazendo um tema de extrema importância: "Ciência Alimentando o Brasil". A Fiocruz participa do evento desde a primeira edição em 2004 e este ano não vai ser diferente. Coordenadas pela Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação e pelo Museu da Vida, da Casa de Oswaldo Cruz, diversas unidades da Fundação estão organizando atividades para receber o público no seu campus de Manguinhos entre os dias 18 e 22 de outubro.

Durante toda a semana, o Salão de exposições temporárias do Museu da Vida será tomado por mostras, apresentações, jogos interativos, oficinas, exibições de vídeo, entre outras atrações promovidas por diferentes unidades da Fiocruz. Esta é uma ótima oportunidade para o público trocar ideias com pesquisadores da Fiocruz sobre diversos temas em que a entidade atua.

O Foyer do Museu da Vida também concentrará diferentes atividades da Semana Nacional. Na quarta-feira, dia 19, haverá no local uma conversa com pesquisadoras vencedoras do prêmio “Para Mulheres na Ciência”, uma parceria da L’Oréal Brasil com a Academia Brasileira de Ciências e a UNESCO no Brasil. O espaço também irá receber, entre terça (18) e sexta-feira (21), autores de livros da Editora Fiocruz sobre nutrição e alimentação, além de outros temas de interesse geral, para um bate-papo com o público. A Mostra Internacional de Vídeos Científicos VER CIÊNCIA completa a programação do Foyer ao longo da semana, com curtas e longas sobre temas científicos variados.

Na quinta-feira, dia 20, vai acontecer, a partir das 9h, no Parque da Ciência, a Feira agroecológica Josué de Castro, uma iniciativa da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) que promove a alimentação saudável e a comercialização de alimentos orgânicos. Tragam suas sacolas! E fiquem para a roda de conversa, às 14h, com a pesquisadora Karen Friedrich e a presença dos produtores de alimentos orgânicos da feira. 

Na sexta-feira, dia 21, às 14h, acontecerá no auditório do Museu da Vida o pré-lançamento do documentário "Filhos da Pátria", que retrata a vida de jovens migrantes que escolheram a cidade do Rio de janeiro como local para construir suas trajetórias de vida.

Para o sábado da Semana Nacional, a Fiocruz está agitando, a partir das 10h, um Piquenique científico, com atividades lúdicas, conversas sobre alimentação saudável, atrações musicais com temática alimentar e distribuição de livros. A ideia é fazer um piquenique de verdade, misturando gostosuras, lazer e conhecimento. Os visitantes devem trazer de casa sua cestinha com alimentos sobre os quais poderão obter informações junto aos especialistas presentes. Venham, tragam a família e amigos e preparem-se para uma surpresa saborosa! A atividade acontecerá perto da Tenda da Ciência.

Cabe destacar que a participação da Fiocruz na Semana Nacional não se limita ao campus principal da instituição, em Manguinhos. O projeto itinerante de divulgação científica "Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos", do Museu da Vida, promoverá uma série de ações em Petrópolis como parte do evento. A Fiocruz de Brasília também está participando do evento, com a exposição "Aventura Alimentar" e a 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV. As atividades estão acontecendo no Campus da UnB.

Vale lembrar que, além das atividades da Semana Nacional, o Museu da Vida desenvolve uma série de ações semanais de divulgação científica como parte da sua programação normal. Veja aqui tudo o que está planejado para outubro.

Confira abaixo a programação completa da Fiocruz na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ou as atividades de cada um dos dias (18, 19, 20, 21 e 22 de outubro).

18 de outubro - Terça-feira

Mesa de abertura da Semana Nacional de C&T: "Geografia da Fome de Josué de Castro, 70 anos depois"
Palestrantes: Rosana Magalhães, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Gilberto Hochman, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz; e Rômulo de Paula Andrade, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz.
Coordenação: Diego Bevilaqua, chefe do Museu da Vida. 
Horário: 9h
Local: Auditório do Museu da Vida

Bate-papo com o autor
Rodas de conversa informal com autores de livros da Editora Fiocruz sobre Nutrição e Alimentação e outros temas de interesse geral.
Horário: 10h às 11h e 13h30 às 14h30
Local: Foyer do Museu da Vida
Organização: Presidência/VPEIC

Mostra Ver Ciência no Museu da Vida 
Em 2016, o Museu da Vida participará mais uma vez da Mostra Internacional de Vídeos Científicos VER CIÊNCIA. A programação é parte das atividades do Museu da Vida para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e contará com curtas e longas-metragens.
Horário: 9h
Local: Foyer do Museu da Vida 


Jogo das vacinas
Jogo interativo (tipo Ludo), no qual as pessoas são as peças. Mostra a importância da imunização e todas as vacinas do calendário nacional.
Horário: 9h às 16h30
Local: Salão de exposições
Organização: Bio-Manguinhos

Exposição do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública
Horário: 9h às 16h30
Local: Salão de exposições
Organização: Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública

Conhecendo os Borrachudos
Mostra de vídeo de 5 minutos, seguido de apresentação de slides e bate-papo para troca de experiências e esclarecimento de dúvidas. Observação de material na lupa. 
Horário: 9h às 16h30
Local: Salão de exposições
Organização: IOC

O guia alimentar em degraus
Exposição de material educativo, com base no guia alimentar para a população brasileira e orientações para leitura de rótulos de alimentos
Horário: 9h às 16h30
Local: Salão de exposições
Organização: DIREH/Bio-Manguinhos/EPSJV

Nutrição nas fases da vida: Gestação, amamentação e infância
Exposição de material educativo e mostra de vídeo
Horário: 9h às 16h30
Local: Salão de exposições
Organização: IFF

Mostra VideoSaúde
Horário: 11h às 12h e 14h30 às 15h30
Local: Foyer do Museu da Vida
Organização: ICICT
.

VerCiência 2016 - 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP