• Cada um à sua maneira, os dois ganhadores do Prêmio VerCiência 2019 tem em comum a busca incessante de uma linguagem eficiente para despertar a curiosidade e o interesse do grande público pela ciência, pela tecnologia e pela inovação. No ar há 5 anos, o "Como Será?" deu continuidade aos 30 anos do Globo Ciência, programa pioneiro na disseminação da cultura científica na TV brasileira. El Cazador de Cerebros (O Caçador de Cérebros), transmitido pelo Canal 2 da Rádio Televisão da Espanha (RTVE) desde 2016 investe em assuntos instigantes e entrevistas com com mentes brilhantes para manter a audiência da série. A premiação será no dia 2 de novembro em Sessão Especial aberta ao público no Museu do Amanhã, no Rio.
  • Em 2019, o Projeto VerCiência completa 25 anos de atividade ininterrupta na disseminação da cultura científica para o grande público, realizando anualmente as mostras VerCiência em todo o país. Desde 2004, a Mostra VerCiência se tornou evento oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que em 2019 completa 15 anos. Na celebração deste duplo aniversário, preparamos a mostra Retrospectiva VerCiência SNCT, uma oportunidade para revermos alguns dos programas mais representativos da diversidade temática e da qualidade da disseminação da cultura científica pela TV, exibidos no Circuito de Mostras VerCiência SNCT.
  • Desde a primeira SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia), em 2004, a Mostra VerCiência participa do evento, disponibilizando para as instituições anfitriãs cadastradas de todo o Brasil uma seleção de programas de TV, brasileiros e estrangeiros, sobre o tema da Semana, que este ano (16ª SNCT, de 21 a 27 de outubro) é "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável". Cópias digitais dos programas de TV podem ser acessadas com senha pelas instituições anfitriãs pré-cadastradas no portal da SNCT, para exibição em sessões públicas e gratuitas em suas cidades.
  • O Prêmio VerCiência 2018 vai para o documentário alemão "Os Primeiros Americanos: Uma Descoberta Incrível no Brasil", de Peter Prestel (Direção e Roteiro) e produção local no Brasil de Uwe Weibrecht. O documentário é sobre as pesquisas e decobertas da arqueóloga Niède Guidon e equipe da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, que estão revolucionaram as teorias sobre o povoamento do continente americano pelo Homo sapiens.
  • Veja a relação dos programas brasileiros e estrangeiros da Mostra VerCiência 2018 disponíveis para exibição nas instituições anfitriãs da mostra cadastradas no portal da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018): http://snct.mctic.gov.br/semanact/opencms/index.html. Consulte os módulos da programação na página Mostras/SNCT.
  • A perda do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro no incêndio de 3 de setembro de 2018 é uma das maiores tragédias para a cultura e para a memória científica e museológica brasileira. VerCiência selecionou na internet alguns vídeos e programas de TV que mostram a riqueza do acervo que se perdeu no incêndio em sua quase totalidade.
  • Formada em Física na UFES, com doutorado em Astrofísica na USP, a capixaba Marcelle Soares-Santos, atualmente trabalhando num dos mais importantes centros de pesquisa em astrofísica dos EUA, o FERMILAB, é uma das principais entrevistadas de documentário da premiada série NOVA, produzida pela emissora WGBH de Boston. Ela aceitou o desafio de tentar desvendar um dos maiores mistérios da ciência: a ENERGIA ESCURA, responsável por 70% de tudo que existe no universo. O episódio da série NOVA WONDERS com a participação de Marcelle deve ser apresentado na Mostra VerCiência 2018 com legendas em português.
  • A arqueóloga Niède Guidon foi homenageada na Sessão Especial VerCiência no Museu do Amanhã "A Presença Feminina na Ciência". Durante a Sessão foi apresentada uma vídeo-reportagem de Sergio Brandão sobre as principais realizações e descobertas de Niède, que foi aplaudida de pé pelos presentes. Após o vídeo, Niède conversou com Sergio, arrancando aplausos e risos da plateia com suas histórias pitorescas e os desafios que enfrentou para proteger um dos mais importantes patrimônios culturais da humanidade, no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí.
  • "Fazer o bem sem olhar a quem" - um dos princípios do altruísmo - pode estar nos nossos genes. Este é um dos temas da Sessão Especial VerCiência no Museu do Amanhã, que vai abordar a contribuição do biólogo Bill Hamilton (1936 - 2000), considerado um dos mais importantes evolucionistas depois de Charles Darwin. A Sessão Especial "Evolução Depois de Darwin: Bill Hamilton e os Genes Imortais" foi no domingo, dia 15 de abril de 2018. Público alvo: estudantes a partir da 9ª Série do Ensino Médio, Professores de Ciências e Biologia e curiosos interessados em cultura científica.
  • O Prêmio VerCiência 2017 foi para o documentário francês "Origami: A Geometria da Vida" (título original: The Origami Code), com direção, roteiro e edição do cineasta francês François-Xavier Vives. Com 52 minutos de duração, o filme explora o universo da matemática, da ciência e da tecnologia inspirado na tradicional arte japonesa de dobraduras de papel.
  • CIÊNCIA PARA VER - Como a divulgação científica pela TV e pela internet pode ajudar a motivar os estudantes pelas aulas de Ciências? Esse é o tema do programa SALTO PARA O FUTURO, da TV ESCOLA do MEC com os curadores da Mostra VerCiência, Sergio Brandão e José Renato Monteiro. Há 25 anos no ar, o programa Salto para o Futuro informa e debate sobre os principais assuntos relacionados à educação brasileira. Toda semana, Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro recebem especialistas e personalidades que discutem experiências bem-sucedidas e iniciativas inovadoras na área da educação, além dos assuntos que afetam toda a sociedade e que, portanto, têm impactos diretos no cotidiano das escolas. Para assistir, acesse https://tvescola.mec.gov.br/tve/video/salto-para-o-futuro-ciencia-para-ver
  • Clipping de notícias sobre a Mostra VerCiência 2017 nas instituições cadastradas na 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017)
  • ATENÇÃO COORDENADORES LOCAIS DA SNCT2017: VEJA NO CATÁLOGO VIRTUAL A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA VERCIÊNCIA 2017 PARA AS INSTITUIÇÕES CADASTRADAS NO SITE DA SEMANA: http://snct.mctic.gov.br
  • O Dia de Darwin (Darwin Day) é comemorado internacionalmente no dia 12 de fevereiro (dia do nascimento de Charles Darwin em 1809), como forma de divulgar uma das maiores descobertas científicas de todos os tempos: a teoria da evolução através da seleção natural. A compreensão de como os todos os seres vivos da Terra se relacionam e evoluíram a partir de um ancestral comum teve profundas implicações não só na Biologia, na Medicina, na Agricultura e em todas as ciências naturais, como também na filosofia, na sociologia e nas ciências humanas. Desde 2009, ano do bicentenário de nascimento de Charles Darwin (em 12 de fevereiro de 1809) VerCiência participa do Dia de Darwin com apresentações de filmes e talkshows sobre a Teoria da Evolução. No domingo, 12/02/2017, VerCiência apresenta uma programação especial no auditório do Museu do Amanhã, no Rio.
  • O Encerramento da Mostra VerCiência 2016 no auditório do Museu do Amanhã no domingo, 23 de outubro - na Sessão Especial "Ver o Amanhã" - contou com a presença de alunos dos colégios Pedro II, Liceu Franco-Brasileiro, Escola SESC de Ensino Médio, São Bento, CEFET e outros, que participaram ativamente do debate após a exibição do filme "O Universo num Floco de Neve" (BBC) com perguntas interessantes às convidadas Danielle Peck, Produtora de Séries da BBC e Virgínia Chaitin, filósofa e pesquisadora da UFRJ.
  • Notícias sobre a Mostra VerCiência 2016 - o que saiu na mídia sobre a 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV - VerCiência 2016, de 17 a 23 de outubro
  • "Minha mente era um caos de prazer" ("My mind was a chaos of delight"), escreveu Darwin em seu diário, ao ter seu primeiro contato com a exuberância da biodiversidade da floresta tropical na Bahia, em fevereiro de 1832. 185 anos depois, a Conector Ciência comemorou o Dia de Darwin com estudantes de Lençóis, na Chapada Diamantina, apresentando um filme da Mostra VerCiência, com direito à palestra seguida de debate sobre a teoria da evolução.
  • Por iniciativa da Drª Flaviana Tavares Vieira, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, a Mostra VerCiência está sendo apresentada em Diamantina, MG, em "aquecimento" para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017. Nas sessões, no Teatro Santa Izabel, na histórica cidade mineira, com filmes do acervo do Projeto VerCiência, são seguidas de talkshows com especialistas convidados.
  • Com exibição de vídeos e imagens inéditas do Aedes Aegypti o segundo talkshow VerCiência na Casa da Ciência da UFRJ continuou informando e esclarecendo dúvidas sobre o transmissor da dengue, zika e outras doenças. Quarta-feira, 23 de agosto de 2017, 19h.
  • A cópia digital (em arquivo PDF) do Catálogo VerCiência 2016, com toda a programação da Mostra , está disponível para visualização e download.
  • Com patrocínio da Petrobras e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, a 22ª edição da Mostra VerCiência fez sucesso não só no Rio, São Paulo e Brasília, mas também em cidades pequenas, como em Lençóis, no interior da Bahia, onde dois professores apaixonados pela disseminação da cultura científica, Filipe Oliveira e Tuomas Saikkonen, organizaram divertidas sessões para estudantes de escolas públicas locais.
  • O ADMIRÁVEL MUNDO NANO - O último talkshow da série VerCiência "Física para Quê?" é sobre NANOTECNOLOGIA, a ciência numa escala diminuta, onde a matéria é medida pelo nanometro, que corresponde a um bilionésimo do metro! O controle da matéria nessa escala abre enormes possibilidades para o desenvolvimento de novos dispositivos e aplicações em áreas tão diversas como medicina, nutrição, energia e tecnologia da informação, onde são esperadas mudanças significativas com a chegada dos nanomateriais. Entre eles, o grafeno, material 200 vezes mais resistente que o aço e da espessura de um átomo (3 milhões de camadas de grafeno empilhadas têm 1 milímetro de altura), que vai revolucionar produtos como tablets e smartphones.
  • VERCIÊNCIA FÍSICA PARA QUÊ? FOTÔNICA UMA QUESTÃO DE ÓTICA Casa da Ciência da UFRJ, quinta-feira, dia 3 de novembro, 19h
  • A BBC é uma referência mundial em produção de documentários e programas de ciência na TV de qualidade e uma fiel parceira da Mostra VerCiência, desde a primeira, em 1994. Os programas da emissora britânica estão sempre entre os que despertam maior interesse do público, especialmente pela maneira atraente como os assuntos - nem sempre fáceis ou dos mais populares - são abordados. Com quase 60 anos de experiência e aprimoramento da arte e da técnica de contar boas histórias de ciência pela TV, a BBC compartilha esta experiência com o público da Mostra VerCiência. Em 2016, quem vem compartilhar sua experiência com o público da mostra é Danielle Peck, produtora de séries e diretora de programas, há 25 anos na BBC. Ela faz palestra no CCBB-RJ na quarta, 19/10 às 19h e participa da Sessão Especial Ver o Amanhã, no Museu do Amanhã, no domingo, 23/10, às 16h.
  • A Homenagem Especial VerCiência 2016 é para a produtora chilena de programas de ciência, IMAGO Producciones associada à Fundación Ciencia & Vida, do Chile. Parceira de longa data da Mostra VerCiência, a Imago, tem a direção do jornalista e comunicador de ciência chileno Pablo Rosenblatt e seu filho Julian Rosenblatt, que vem ao Rio fazer palestra no CCBB-RJ e receber o merecido Troféu Homenagem Especial VerCiência 2016.
  • Venha assistir alguns dos melhores documentários e programas de TV selecionados para a Mostra VerCiência 2016 e depois bater um papo informal com especialistas convidados sobre os temas intrigantes. Como era a cabeça de Einstein? Memórias: como são guardadas e como nosso cérebro se lembra? É possível interferir nesse processo, por exemplo no tratamento de fobias e doenças como Alzheimer? Como será a produção de alimentos no futuro? O que está por trás da forma de tudo que existe? Estes são apenas alguns dos temas instigantes que serão vistos e discutidos nas Sessões Especiais da Mostra VerCiência.
  • Com patrocínio da PETROBRAS e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) / Governo Federal, a 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV - VERCIÊNCIA 2016, acontece no Rio, São Paulo, Brasília e outras cidades, como evento oficial da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 17 a 23 de outubro. Todas as sessões da mostra são públicas e gratuitas (com exceção da Sessão de Abertura no CCBB-RJ, apenas para convidados).
  • Participante ativa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia desde a primeira, em 2004, a Mostra VerCiência ganha destaque na programação da 13ª SNCT, que tem como tema central A CIÊNCIA ALIMENTANDO O BRASIL. Além das instituições-anfitriãs principais no Rio, São Paulo e Brasília, programas selecionados também são exibidos nas instituições de outras cidades e estados que se cadastraram previamente no site da Semana (www.semanact.mcti.gov.br).
  • Evento oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com Patrocínio da Petrobras e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, a Mostra VerCiência 2016 - 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV será realizada de 17 a 23 de outubro no Rio, São Paulo, Brasília e instituições anfitriãs de outras cidades cadastradas no site da Semana. Assista aqui a alguns trailers da programação internacional.
  • VERCIÊNCIA FÍSICA PARA QUÊ? MAGNETISMO Estamos cercados de Magnetismo por todos os lados: ele está presente em cartões de crédito, celulares, discos de computadores, fitas de vídeo e áudio, circuitos eletromagnéticos e diversos tipos de motores e equipamentos. Para conhecer mais sobre esse fenômeno, a próxima sessão do “VerCiência – Física Pra Quê?” promove um talk show com o físico Alberto Passos Guimarães, pesquisador emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), diretor do Instituto Ciência e um dos maiores especialistas brasileiros em Magnetismo.
  • A Mostra VerCiência 2016 é um dos eventos principais da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações), que escolheu "Ciência alimentando o Brasil" como tema central da SNCT 2016, a ser realizada em outubro.
  • A energia elétrica é presença indispensável no cotidiano de bilhões de pessoas. Mas esta convivência diária não garante que seja uma ilustre conhecida. O que é “1 W”? O que significa “1 kWh”, “trifásico”, “monofásico”? Usamos a energia elétrica sem nos darmos conta do seu custo e seus efeitos. Então entram em cena, no mundo todo, as fontes renováveis de energia: a solar, a eólica, a das ondas. Elas poderão resolver o problema da crescente demanda de energia, sem comprometer de fato o meio ambiente? Vamos precisar das usinas nucleares? Elas são mais letais que as usinas a carvão? Esta é a pauta da próxima sessão de “VerCiência – Física Pra Quê?”, que vai acontecer na 5ª feira, dia 01 de setembro de 2016, às 19 horas, na Casa da Ciência da UFRJ. O debatedor convidado é o engenheiro eletrônico Edson Watanabe, professor titular e diretor da COPPE/UFRJ. A sessão promete ser eletrizante!
  • Robôs microscópicos viajam pelo corpo humano, para diagnóstico e tratamento de doenças; outros são cuidadores de idosos, babás de crianças e empregados domésticos; disputam suas próprias Olimpíadas, as “Robogames”; e aqui no Brasil executam tarefas de pesquisa e conservação ambiental em locais de difícil acesso. Estes são os assuntos na pauta do talkshow VerCiência: Fisica Pra Quê?, na Casa da Ciência, da UFRJ, na quinta-feira, 7 de julho de 2016, às 19h.
  • 2o. TALKSHOW VERCIÊNCIA NO MUSEU DO AMANHÃ, 11/JUN, 15h Há alguns meses pesquisadores conseguiram criar neurônios “adultos" e, mais recentemente, “mini-cérebros” de laboratório. Essas realizações abrem novos caminhos na pesquisa de doenças degenerativas como os males de Parkinson e Alzheimer. Elas também contribuem para diminuir milhões de testes em animais. Como será a pesquisa científica em áreas como a neurociência no futuro? O que se pode esperar com estas novas possibilidades e que janelas abrem? Como é o dia-a-dia e o processo criativo de quem faz pesquisa biomédica de ponta? Inscreva-se no talk-show "Mini-cérebros de laboratório: uma revolução na medicina": http://bit.ly/mda-mini-cerebro
  • Moyses Nussenzveig, físico e Professor Emérito da UFRJ foi o convidado do primeiro Talkshow VerCiência no Museu do Amanhã, no dia 13/05/2016. Ele vai falou sobre o futuro da exploração espacial em um bate-papo com o jornalista científico Sergio Brandão, Curador Internacional das Mostras VerCiência.
  • A Mostra VerCiência Dia de Darwin também vai estar no Sesi Tiradentes - Centro Cultural Yves Alves, na histórica Tiradentes, Minas Gerais, no dia 13 de fevereiro. Serão apresentados dois filmes da BBC: às 18h, "A Viagem de Charles Darwin no Brasil", produção de 1978, que reconstituiu a passagem e o encantamento do naturalista pelo Brasil, aos 23 anos, em 1832. Ás 20h, será apresentado o documentário "Darwin e a Árvore da Vida" (2009), escrito e apresentado por Sir David Attenborough.
  • O Catavento Cultural - maior e mais visitado museu de ciências da capital paulista - também apresenta uma seleção de programas sobre Darwin e a Teoria da Evolulção através da Seleção Natural para celebrar o "Dia de Darwin", data comemorada internacionalmente para marcar o nascimento do grande cientista. Sessões públicas e gratuitas no auditório do Catavento, nos dias 13 e 14 de fevereiro (sábado e domingo), ao meio dia e às 14h.
  • Com objetivos convergentes de disseminação da cultura científica e uma reflexão sobre o futuro que queremos, o Projeto VerCiência e o Museu do Amanhã começaram a pôr em prática uma parceria que incluiu a apresentação pública e gratuita da Mostra VerCiência no auditório do Museu do Amanhã, a partir de sua inauguração e abertura ao público, nos dias 19 e 20 de dezembro de 2015 e todos os sábados, de 16 de janeiro a 13 de fevereiro de 2016. No dia 13 de fevereiro, a programação é dedicada à memória de Charles Darwin e a importância de suas descobertas.
  • LUZ E MUITA ANIMAÇÃO NO CATAVENTO CULTURAL! Foi um sucesso a Mostra VerCiência 2015 no Catavento Cultural, museu de maior visitação pública de São Paulo, dedicado à ciência e à tecnologia. A equipe de monitores-animadores culturais coordenada por Pedro Jackson agitou os jovens visitantes com apresentações criativas dos programas da Mostra VerCiência sobre LUZ.
  • O primeiro episódio da série "COR, O ESPECTRO DA CIÊNCIA" (Colour, the Spectrum of Science), a mais recente produção do Departamento de Ciência da BBC, foi mostrado pela primeira vez em público durante a Mostra VerCiência 2015, dia 21 de outubro, às 18h, no Cinema 2 do CCBB-RJ. A série estreia na televisão da BBC, no Reino Unido, em novembro. O programa conta, através de belíssimas imagens, a história do planeta e da vida na Terra através das cores. A produtora executiva da série, Jacqueline Smith fez palestra no mesmo dia 21, no CCBB-RJ.
  • A tradicional "BBC Lecture" (Palestra BBC) da Mostra VerCiência 2015 foi dada pela produtora executiva do Departamento de Ciência da emissora britânica, Jacqueline Smith, no auditório do 3o. andar do CCBB-RJ, na quarta, dia 21/10, às 19h. Durante a palestra, em inglês com tradução simultânea, Jacqueline mostrou trechos de programas de TV que a BBC produziu sobre o tema Luz e tecnologias óticas. A palestra foi enriquecida com a presença (e perguntas interessantes) de alunos e professores da Escola SESC de Ensino Médio.
  • O programa FUTURANDO produzido pela Redação Brasileira da emissora alemã Deutsche Welle foi o escolhido para receber a HOMENAGEM ESPECIAL VERCIÊNCIA 2015 "por sua significativa contribuição à difusão da cultura científica pela TV em seus três primeiros anos de existência". O troféu VERCIÊNCIA 2015 foi entregue à equipe do programa no dia 19 de outubro, na Sessão de Abertura da Mostra VerCiência 2015 (21a. Mostra Internacional de Ciência na TV).
  • Notícias sobre a Mostra VerCiência 2015 (CLIPPING ELETRôNICO).
  • A versão eletrônica do Catálogo VerCiência 2015 e o arquivo PDF para download estão disponíveis no site, com os títulos e sinopses de todos os programas selecionados para a mostra, que este ano deu ênfase especial ao Ano Internacional da Luz.
  • Lançado pela NASA em abril de 1990, o telescópio espacial Hubble se tornou uma das ferramentas científicas mais úteis de todos os tempos, particularmente na área da Cosmologia. Graças a ele foram e continuam sendo feitas descobertas importantes sobre as origens do Universo e de tudo que existe nele. O documentário da série NOVA (produção WGBH) "Revelando o Universo Invisível" faz um balanço dos primeiros 25 anos de descobertas do Hubble, sendo um dos destaques da Mostra VerCiência 2015.
  • A Mostra VerCiência 2015 terá uma programação especial voltada para o Ano Internacional da Luz, iniciativa da UNESCO com eventos programados em todo o mundo. ao logo do ano, para celebrar as descobertas da ciência e da tecnologia sobre a natureza da luz e suas consequências para a humanidade.
  • Os 25 módulos temáticos e as sinopses dos programas da Mostra VerCiência 2015, selecionados especialmente para exibição em sessões públicas e gratuitas nas instituições anfitriãs cadastradas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, estão disponíveis para os organizadores das instituições participantes poderem programar livremente suas sessões.
  • Fotos da Sessão de Abertura da Mostra VerCiência 2014, no CCBB-RJ, comemoração dos 20 anos da Mostra e entrega do troféu "Homenagem Especial VerCiência 2014" ao Editor do Programa HORIZON, da BBC, Steve Crabtree.
  • O Catálogo da Mostra VerCiência 2014, com todos os programas selecionados está disponível para consulta e download na página Catálogo do site (na aba "Programação" do menu).
  • Clipping eletrônico de notícias sobre a Mostra VerCiência 2014.




.
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP