• Com exibição de vídeos e imagens inéditas do Aedes Aegypti o segundo talkshow VerCiência na Casa da Ciência da UFRJ continuou informando e esclarecendo dúvidas sobre o transmissor da dengue, zika e outras doenças. Quarta-feira, 23 de agosto de 2017, 19h.
  • Por iniciativa da Drª Flaviana Tavares Vieira, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, a Mostra VerCiência está sendo apresentada em Diamantina, MG, em "aquecimento" para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017. Nas sessões, no Teatro Santa Izabel, na histórica cidade mineira, com filmes do acervo do Projeto VerCiência, são seguidas de talkshows com especialistas convidados.
  • "Minha mente era um caos de prazer" ("My mind was a chaos of delight"), escreveu Darwin em seu diário, ao ter seu primeiro contato com a exuberância da biodiversidade da floresta tropical na Bahia, em fevereiro de 1832. 185 anos depois, a Conector Ciência comemorou o Dia de Darwin com estudantes de Lençóis, na Chapada Diamantina, apresentando um filme da Mostra VerCiência, com direito à palestra seguida de debate sobre a teoria da evolução.
  • O Dia de Darwin (Darwin Day) é comemorado internacionalmente no dia 12 de fevereiro (dia do nascimento de Charles Darwin em 1809), como forma de divulgar uma das maiores descobertas científicas de todos os tempos: a teoria da evolução através da seleção natural. A compreensão de como os todos os seres vivos da Terra se relacionam e evoluíram a partir de um ancestral comum teve profundas implicações não só na Biologia, na Medicina, na Agricultura e em todas as ciências naturais, como também na filosofia, na sociologia e nas ciências humanas. Desde 2009, ano do bicentenário de nascimento de Charles Darwin (em 12 de fevereiro de 1809) VerCiência participa do Dia de Darwin com apresentações de filmes e talkshows sobre a Teoria da Evolução. No domingo, 12/02/2017, VerCiência apresenta uma programação especial no auditório do Museu do Amanhã, no Rio.
  • O Encerramento da Mostra VerCiência 2016 no auditório do Museu do Amanhã no domingo, 23 de outubro - na Sessão Especial "Ver o Amanhã" - contou com a presença de alunos dos colégios Pedro II, Liceu Franco-Brasileiro, Escola SESC de Ensino Médio, São Bento, CEFET e outros, que participaram ativamente do debate após a exibição do filme "O Universo num Floco de Neve" (BBC) com perguntas interessantes às convidadas Danielle Peck, Produtora de Séries da BBC e Virgínia Chaitin, filósofa e pesquisadora da UFRJ.
  • Notícias sobre a Mostra VerCiência 2016 - o que saiu na mídia sobre a 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV - VerCiência 2016, de 17 a 23 de outubro
  • A cópia digital (em arquivo PDF) do Catálogo VerCiência 2016, com toda a programação da Mostra , está disponível para visualização e download.
  • Com patrocínio da Petrobras e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, a 22ª edição da Mostra VerCiência fez sucesso não só no Rio, São Paulo e Brasília, mas também em cidades pequenas, como em Lençóis, no interior da Bahia, onde dois professores apaixonados pela disseminação da cultura científica, Filipe Oliveira e Tuomas Saikkonen, organizaram divertidas sessões para estudantes de escolas públicas locais.
  • O ADMIRÁVEL MUNDO NANO - O último talkshow da série VerCiência "Física para Quê?" é sobre NANOTECNOLOGIA, a ciência numa escala diminuta, onde a matéria é medida pelo nanometro, que corresponde a um bilionésimo do metro! O controle da matéria nessa escala abre enormes possibilidades para o desenvolvimento de novos dispositivos e aplicações em áreas tão diversas como medicina, nutrição, energia e tecnologia da informação, onde são esperadas mudanças significativas com a chegada dos nanomateriais. Entre eles, o grafeno, material 200 vezes mais resistente que o aço e da espessura de um átomo (3 milhões de camadas de grafeno empilhadas têm 1 milímetro de altura), que vai revolucionar produtos como tablets e smartphones.
  • VERCIÊNCIA FÍSICA PARA QUÊ? FOTÔNICA UMA QUESTÃO DE ÓTICA Casa da Ciência da UFRJ, quinta-feira, dia 3 de novembro, 19h
  • A BBC é uma referência mundial em produção de documentários e programas de ciência na TV de qualidade e uma fiel parceira da Mostra VerCiência, desde a primeira, em 1994. Os programas da emissora britânica estão sempre entre os que despertam maior interesse do público, especialmente pela maneira atraente como os assuntos - nem sempre fáceis ou dos mais populares - são abordados. Com quase 60 anos de experiência e aprimoramento da arte e da técnica de contar boas histórias de ciência pela TV, a BBC compartilha esta experiência com o público da Mostra VerCiência. Em 2016, quem vem compartilhar sua experiência com o público da mostra é Danielle Peck, produtora de séries e diretora de programas, há 25 anos na BBC. Ela faz palestra no CCBB-RJ na quarta, 19/10 às 19h e participa da Sessão Especial Ver o Amanhã, no Museu do Amanhã, no domingo, 23/10, às 16h.
  • A Homenagem Especial VerCiência 2016 é para a produtora chilena de programas de ciência, IMAGO Producciones associada à Fundación Ciencia & Vida, do Chile. Parceira de longa data da Mostra VerCiência, a Imago, tem a direção do jornalista e comunicador de ciência chileno Pablo Rosenblatt e seu filho Julian Rosenblatt, que vem ao Rio fazer palestra no CCBB-RJ e receber o merecido Troféu Homenagem Especial VerCiência 2016.
  • Venha assistir alguns dos melhores documentários e programas de TV selecionados para a Mostra VerCiência 2016 e depois bater um papo informal com especialistas convidados sobre os temas intrigantes. Como era a cabeça de Einstein? Memórias: como são guardadas e como nosso cérebro se lembra? É possível interferir nesse processo, por exemplo no tratamento de fobias e doenças como Alzheimer? Como será a produção de alimentos no futuro? O que está por trás da forma de tudo que existe? Estes são apenas alguns dos temas instigantes que serão vistos e discutidos nas Sessões Especiais da Mostra VerCiência.
  • Com patrocínio da PETROBRAS e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) / Governo Federal, a 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV - VERCIÊNCIA 2016, acontece no Rio, São Paulo, Brasília e outras cidades, como evento oficial da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 17 a 23 de outubro. Todas as sessões da mostra são públicas e gratuitas (com exceção da Sessão de Abertura no CCBB-RJ, apenas para convidados).
  • Participante ativa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia desde a primeira, em 2004, a Mostra VerCiência ganha destaque na programação da 13ª SNCT, que tem como tema central A CIÊNCIA ALIMENTANDO O BRASIL. Além das instituições-anfitriãs principais no Rio, São Paulo e Brasília, programas selecionados também são exibidos nas instituições de outras cidades e estados que se cadastraram previamente no site da Semana (www.semanact.mcti.gov.br).
  • Evento oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com Patrocínio da Petrobras e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, a Mostra VerCiência 2016 - 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV será realizada de 17 a 23 de outubro no Rio, São Paulo, Brasília e instituições anfitriãs de outras cidades cadastradas no site da Semana. Assista aqui a alguns trailers da programação internacional.
  • VERCIÊNCIA FÍSICA PARA QUÊ? MAGNETISMO Estamos cercados de Magnetismo por todos os lados: ele está presente em cartões de crédito, celulares, discos de computadores, fitas de vídeo e áudio, circuitos eletromagnéticos e diversos tipos de motores e equipamentos. Para conhecer mais sobre esse fenômeno, a próxima sessão do “VerCiência – Física Pra Quê?” promove um talk show com o físico Alberto Passos Guimarães, pesquisador emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), diretor do Instituto Ciência e um dos maiores especialistas brasileiros em Magnetismo.
  • A Mostra VerCiência 2016 é um dos eventos principais da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações), que escolheu "Ciência alimentando o Brasil" como tema central da SNCT 2016, a ser realizada em outubro.
  • A energia elétrica é presença indispensável no cotidiano de bilhões de pessoas. Mas esta convivência diária não garante que seja uma ilustre conhecida. O que é “1 W”? O que significa “1 kWh”, “trifásico”, “monofásico”? Usamos a energia elétrica sem nos darmos conta do seu custo e seus efeitos. Então entram em cena, no mundo todo, as fontes renováveis de energia: a solar, a eólica, a das ondas. Elas poderão resolver o problema da crescente demanda de energia, sem comprometer de fato o meio ambiente? Vamos precisar das usinas nucleares? Elas são mais letais que as usinas a carvão? Esta é a pauta da próxima sessão de “VerCiência – Física Pra Quê?”, que vai acontecer na 5ª feira, dia 01 de setembro de 2016, às 19 horas, na Casa da Ciência da UFRJ. O debatedor convidado é o engenheiro eletrônico Edson Watanabe, professor titular e diretor da COPPE/UFRJ. A sessão promete ser eletrizante!
  • Robôs microscópicos viajam pelo corpo humano, para diagnóstico e tratamento de doenças; outros são cuidadores de idosos, babás de crianças e empregados domésticos; disputam suas próprias Olimpíadas, as “Robogames”; e aqui no Brasil executam tarefas de pesquisa e conservação ambiental em locais de difícil acesso. Estes são os assuntos na pauta do talkshow VerCiência: Fisica Pra Quê?, na Casa da Ciência, da UFRJ, na quinta-feira, 7 de julho de 2016, às 19h.
  • 2o. TALKSHOW VERCIÊNCIA NO MUSEU DO AMANHÃ, 11/JUN, 15h Há alguns meses pesquisadores conseguiram criar neurônios “adultos" e, mais recentemente, “mini-cérebros” de laboratório. Essas realizações abrem novos caminhos na pesquisa de doenças degenerativas como os males de Parkinson e Alzheimer. Elas também contribuem para diminuir milhões de testes em animais. Como será a pesquisa científica em áreas como a neurociência no futuro? O que se pode esperar com estas novas possibilidades e que janelas abrem? Como é o dia-a-dia e o processo criativo de quem faz pesquisa biomédica de ponta? Inscreva-se no talk-show "Mini-cérebros de laboratório: uma revolução na medicina": http://bit.ly/mda-mini-cerebro
  • Moyses Nussenzveig, físico e Professor Emérito da UFRJ foi o convidado do primeiro Talkshow VerCiência no Museu do Amanhã, no dia 13/05/2016. Ele vai falou sobre o futuro da exploração espacial em um bate-papo com o jornalista científico Sergio Brandão, Curador Internacional das Mostras VerCiência.
  • A Mostra VerCiência Dia de Darwin também vai estar no Sesi Tiradentes - Centro Cultural Yves Alves, na histórica Tiradentes, Minas Gerais, no dia 13 de fevereiro. Serão apresentados dois filmes da BBC: às 18h, "A Viagem de Charles Darwin no Brasil", produção de 1978, que reconstituiu a passagem e o encantamento do naturalista pelo Brasil, aos 23 anos, em 1832. Ás 20h, será apresentado o documentário "Darwin e a Árvore da Vida" (2009), escrito e apresentado por Sir David Attenborough.
  • O Catavento Cultural - maior e mais visitado museu de ciências da capital paulista - também apresenta uma seleção de programas sobre Darwin e a Teoria da Evolulção através da Seleção Natural para celebrar o "Dia de Darwin", data comemorada internacionalmente para marcar o nascimento do grande cientista. Sessões públicas e gratuitas no auditório do Catavento, nos dias 13 e 14 de fevereiro (sábado e domingo), ao meio dia e às 14h.
  • Com objetivos convergentes de disseminação da cultura científica e uma reflexão sobre o futuro que queremos, o Projeto VerCiência e o Museu do Amanhã começaram a pôr em prática uma parceria que incluiu a apresentação pública e gratuita da Mostra VerCiência no auditório do Museu do Amanhã, a partir de sua inauguração e abertura ao público, nos dias 19 e 20 de dezembro de 2015 e todos os sábados, de 16 de janeiro a 13 de fevereiro de 2016. No dia 13 de fevereiro, a programação é dedicada à memória de Charles Darwin e a importância de suas descobertas.
  • LUZ E MUITA ANIMAÇÃO NO CATAVENTO CULTURAL! Foi um sucesso a Mostra VerCiência 2015 no Catavento Cultural, museu de maior visitação pública de São Paulo, dedicado à ciência e à tecnologia. A equipe de monitores-animadores culturais coordenada por Pedro Jackson agitou os jovens visitantes com apresentações criativas dos programas da Mostra VerCiência sobre LUZ.
  • O primeiro episódio da série "COR, O ESPECTRO DA CIÊNCIA" (Colour, the Spectrum of Science), a mais recente produção do Departamento de Ciência da BBC, foi mostrado pela primeira vez em público durante a Mostra VerCiência 2015, dia 21 de outubro, às 18h, no Cinema 2 do CCBB-RJ. A série estreia na televisão da BBC, no Reino Unido, em novembro. O programa conta, através de belíssimas imagens, a história do planeta e da vida na Terra através das cores. A produtora executiva da série, Jacqueline Smith fez palestra no mesmo dia 21, no CCBB-RJ.
  • A tradicional "BBC Lecture" (Palestra BBC) da Mostra VerCiência 2015 foi dada pela produtora executiva do Departamento de Ciência da emissora britânica, Jacqueline Smith, no auditório do 3o. andar do CCBB-RJ, na quarta, dia 21/10, às 19h. Durante a palestra, em inglês com tradução simultânea, Jacqueline mostrou trechos de programas de TV que a BBC produziu sobre o tema Luz e tecnologias óticas. A palestra foi enriquecida com a presença (e perguntas interessantes) de alunos e professores da Escola SESC de Ensino Médio.
  • O programa FUTURANDO produzido pela Redação Brasileira da emissora alemã Deutsche Welle foi o escolhido para receber a HOMENAGEM ESPECIAL VERCIÊNCIA 2015 "por sua significativa contribuição à difusão da cultura científica pela TV em seus três primeiros anos de existência". O troféu VERCIÊNCIA 2015 foi entregue à equipe do programa no dia 19 de outubro, na Sessão de Abertura da Mostra VerCiência 2015 (21a. Mostra Internacional de Ciência na TV).
  • Notícias sobre a Mostra VerCiência 2015 (CLIPPING ELETRôNICO).
  • A versão eletrônica do Catálogo VerCiência 2015 e o arquivo PDF para download estão disponíveis no site, com os títulos e sinopses de todos os programas selecionados para a mostra, que este ano deu ênfase especial ao Ano Internacional da Luz.
  • Lançado pela NASA em abril de 1990, o telescópio espacial Hubble se tornou uma das ferramentas científicas mais úteis de todos os tempos, particularmente na área da Cosmologia. Graças a ele foram e continuam sendo feitas descobertas importantes sobre as origens do Universo e de tudo que existe nele. O documentário da série NOVA (produção WGBH) "Revelando o Universo Invisível" faz um balanço dos primeiros 25 anos de descobertas do Hubble, sendo um dos destaques da Mostra VerCiência 2015.
  • A Mostra VerCiência 2015 terá uma programação especial voltada para o Ano Internacional da Luz, iniciativa da UNESCO com eventos programados em todo o mundo. ao logo do ano, para celebrar as descobertas da ciência e da tecnologia sobre a natureza da luz e suas consequências para a humanidade.
  • Os 25 módulos temáticos e as sinopses dos programas da Mostra VerCiência 2015, selecionados especialmente para exibição em sessões públicas e gratuitas nas instituições anfitriãs cadastradas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, estão disponíveis para os organizadores das instituições participantes poderem programar livremente suas sessões.
  • Fotos da Sessão de Abertura da Mostra VerCiência 2014, no CCBB-RJ, comemoração dos 20 anos da Mostra e entrega do troféu "Homenagem Especial VerCiência 2014" ao Editor do Programa HORIZON, da BBC, Steve Crabtree.
  • O Catálogo da Mostra VerCiência 2014, com todos os programas selecionados está disponível para consulta e download na página Catálogo do site (na aba "Programação" do menu).
  • Clipping eletrônico de notícias sobre a Mostra VerCiência 2014.
  • Todos os anos a Mostra VerCiência organiza palestras e talkshows nos quais os convidados falam sobre suas experiências com comunicação de ciência para o grande público. Este ano, os convidados são Steve Crabtree, Editor (diretor geral) do programa HORIZON da BBC, Iara Cardoso e Osmar Pinto Jr., realizadores do interessantíssimo documentário FRAGMENTOS DA PAIXÃO sobre raios, e Luiz Alberto Oliveira, curador do MUSEU DO AMANHÃ, um museu de ciências original e inovador que será inaugurado em 2015 na região portuária do Rio. As palestras serão no CCBB-RJ, com entrada franca por ordem de chegada.
  • Um dos programas mais longevos e premiados da televisão mundial, a série de documentários HORIZON, da BBC, completou 50 anos no ar em maio de 2014. Por isso foi escolhido para receber a HOMENAGEM ESPECIAL VERCIÊNCIA 2014. A premiação foi na abertura da 20a. Mostra VerCiência no dia 14 de outubro, no CCBB-RJ.
  • Todos os anos a Mostra VerCiência homenageia um programa de TV, uma emissora ou uma personalidade que tenha se destacado por sua significativa contribuição à disseminação da cultura científica pela TV. A HOMENAGEM ESPECIAL VERCIÊNCIA 2013 foi para a série portuguesa, Isto é Matemática, promovida pela Sociedade Portuguesa de Matemática, transmitida pelo canal SIC Notícias e produzida pela SIGMA 3 Produções Audiovisuais Lda. A série é apresentada pelo caris(mate)mático e professor Rogério Martins.
  • Com a apresentação do filme DINOS Alive! 3D (Dinossauros Vivos! 3D) começou em São Paulo a 2a. Mostra VerCiência 3D. As sessões são às 10h, 12h, 14h e 16h, de terça à domingo durante o mês de julho de 2014. Mais informações no site www.cataventocultural.org.br
  • Há 100 anos, morria na Inglaterra o naturlalista Alfred Russel Wallace, que descobriu, independentemente de Charles Darwin, a seleção natural como força motriz da evolução dos seres vivos. Para marcar o centenário de falecimento de Wallace, o Projeto VerCiência, a Livraria da Travessa e o MAST (Museu de Atronomia e Ciências Afins) vão apresentar um filme da BBC ("A Viagem Esquecida"), inédito no Brasil e um talkshow sobre a importância de Wallace na formulação da teoria da evolução. Dia 24/NOV, 18h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio.
  • Notícias sobre a Mostra Verciência 2013 - clipping eletrônico (links)
  • Fotos da Sessão de Abertura da Mostra VerCiência 2013 no CCBB-Rio, incluindo a entrega do Troféu Homenagem Especial VerCiência 2013 ao matemático Prof. Rogério Martims. apresentador da série portuguesa "Isto é Matemática".
  • O Catálogo da Mostra VerCiência 2013, jpode ser visualizado e baixado a partir de arquivo PDF. Exemplares impressos do Catálogo VerCiência 2013 estão disponíveis gratuitamente durante a Mostra, nas sessões programadas no CCBB-RJ (Rio), no CCBB-DF (Brasília) e no Circuito São Paulo. Veja mais detalhes na aba "Mostras" deste site (www.verciencia.com.br/mostras).
  • Produtor de séries televisivas de ciência da BBC, o escocês PAUL OVERTON, faz palestra, no dia 23, no CCBB-RJ, sobre sua experiência e sobre novas e empolgantes séries de ciência da BBC.
  • A Mostra VerCiência Online é uma seleção variada de bons programas de divulgação científica, classificados por áreas temáticas, disponíveis na íntegra, na internet. Confira no link www.verciencia.net e envie-nos suas sugestões e comentários.
  • A neurociência no cotidiano, num programa informativo e informal, de bate-papo, apresentado pela neurocientista e divulgadora de ciência Suzana Herculano-Houzel. A cada segunda-feira CERBRANDO aborda um tema diferente, com um convidado especial. Cerebrando é uma produção da VideoCiência, com direção geral de Sergio Brandão, curador internacional do Projeto VerCiência.
  • Comemorado internacionalmente para celebrar o aniversário do naturalista inglês Charles Darwin, "pai" da Teoria da Evolução, o Dia de Darwin tem eventos em São Paulo e no Rio.
  • A Mostra VerCiência realizada em Vitória, ES, foi um dos destaques da programação da Semana Nacional e Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, que contou com a presença de professores e alunos de 350 escolas públicas e privadas do estado.



VerCiência 2017 - 23ª Mostra Internacional de Ciência na TV - de 23 a 29 de outubro
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP