A arqueóloga Niède Guidon foi aplaudida de pé ao final do talkshow VerCiência na Travessa (série "Mulheres na Ciência") transmitido ao vivo no Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho de 2011, direto da Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio.

Niède Guidon (fotos André Pessoa)
Foto da primeira página e acima:  André Pessoa
A arqueóloga Niède Guidon  foi a segunda cientista brasileira homenageada pela série "Mulheres na Ciência", do talkshow VerCiência na Travessa, transmitido ao vivo direto da Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Ela conversou com os curadores do Projeto Ver Ciência (José Renato Monteiro, Maria Isabel Landim e Sergio Brandão) e com o público sobre sua trajetória como mulher cientista e sobre suas descobertas arqueológicas  no Piauí, que estão revolucionando as teorias sobre o povoamento das Américas.  Niéde falrou também sobre sua luta de mais de 40 anos pela preservação do patrimônio ambiental e cultural na região do Parque Nacional da Serra da Capivara (considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO).

Com suas pesquisas no Piauí, Niède Guidon tem desafiado as teorias predominantes sobre a ocupação pré-histórica do continente americano.  Segundo ela, já havia caçadores vivendo no sul do Piauí há cerca de 100 mil anos.  Ao final do talkshow o público presente aplaudiu de pé a cientista.

Para ter uma idéia da importância do trabalho da Dra. Niède Guidon e sua equipe da Fundação Museu do Homem Americano, assista abaixo a reportagem-documentário feita por Sergio Brandão em 1990 para o programa Globo Ciência.

Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP