Mostra VerCiência 2015 - PALESTRA BBC (dia 21/10, CCBB-RJ)
A BBC e o ANO INTERNACIONAL DA LUZ
Jacqueline Smith, produtora executiva de séries e programas de TV do renomado Departamento de Ciência da BBC (BBC Science) fez palestra no auditório do 3o. andar do CCBB-RJ no dia 21/10, sobre os programas de TV que a BBC produziu para o Ano Internacional da Luz (2015), relacionados à história das descobertas científicas sobre luz, cor e tecnologias óticas.

A tradicional Palestra BBC (apresentada todos os anos desde a primeira Mostra VerCiência, em 1994), contou com a participação de alunos e professores da Escola SESC de Ensino Médio, que fizeram interessantes perguntas à palestrante.

Saiba mais sobre a palestrante da BBC
Jacqueline Margaret Smith é Produtora Executiva do Departamento de Ciência da BBC (BBC Science).  Há 20 anos ela tem sido responsável pela produção de programas e séries da British Broadcasting Corporation, premiados internacionalmente.

Pouco depois de graduar-se em Russo e Francês na Universidade de Oxford, começou a trabalhar nas transmissões do Serviço Mundial da BBC para a Rússia. O fato de falar russo possibilitou Jacqueline a produzir programas de ciência, à medida que os países da antiga União Soviética passaram a se abrir para jornalistas e cineastas do Ocidente.

Jacqueline produziu e dirigiu dois episódios da série “Os Planetas” (The Planets), que mostraram pela primeira vez na televisão ocidental o lado soviético da “corrida espacial” e seu papel em revelar outros mundos do nosso sistema solar.

Essa experiência despertou nela a paixão por contar histórias de ciência: começou atuando como Produtora-Diretora de programas da premiada série Horizon (que ano passado completou 50 anos no ar e recebeu a Homenagem Especial VerCiência 2014) e depois como produtora de séries como “A Célula” (The Cell), “Planeta Formiga” (Planet Ant) e “Por Dentro da Mente Animal” (Inside Animal Mind).

Atualmente ela é Produtora Executiva de séries de grande audiência como “Acredite em mim, Eu sou Médico” (Trust me, I’m a Doctor) e “A Verdade Sobre...” (The Truth about...), além de programas de impacto como “Dissecados: A Incrível Mão e Pé Humanos” (Dissected: the Incredible Human Hand and Foot) e “Capturando Criminosos Históricos: a História Forense”(Catching History Criminals: Forensics Story).

Recentemente, diversos programas de Jacqueline receberam prêmios importantes como o Bafta Scotland Award e o Rockie Award, além de dois prêmios da Associação Britânica de Escritores de Ciência (Association of British Science Writers).

Jacqueline veio ao Brasil pela primeira vez, como convidada especial da Mostra VerCiência 2015, acompanhada de sua família (marido e três filhos). 

A mais recente produção dela, série “Cor, o Espectro da Ciência” (Colour, the Spectrum of Science), a ser exibida pela BBC em novembro de 2015, foi apresentada pela primeira vez publicamente durante a Mostra VerCiência 2015.  

Com imagens deslumbrantes, o primeiro episódio da série, "Cores da Terra" (Colours of Earth), foi exibido com legendas em português antes da palestra de Jacqueline, na quarta-feira, dia 21/10, no CCBB-RJ, na sessão das 18h, no Cinema 2. Deslumbre-se com o trailer de apresentação da série:
CONTE ALGO QUE NÃO SEI
Entrevista de Jacqueline Smith ao jornalista Carlos Alberto Teixeira, do jornal O GLOBO (edição de 27/10/2015, página 2)
http://oglobo.globo.com/sociedade/conte-algo-que-nao-sei/jacqueline-smith-linguista-jornalista-para-fazer-xixi-na-siberia-fui-ate-horizonte-17884187
.

VerCiência 2017 - 23ª Mostra Internacional de Ciência na TV - de 23 a 29 de outubro
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP