A energia elétrica é presença indispensável no cotidiano de bilhões de pessoas. Mas esta convivência diária não garante que seja uma ilustre conhecida.

O que é “1 W”? O que significa “1 kWh”, “trifásico”, “monofásico”? As mulheres são trifásicas ou monofásicas? Usamos a energia elétrica sem nos darmos conta do seu custo e seus efeitos: alguém pensa nos impactos causados no meio ambiente? (É verdade que também não pensamos nos impactos ambientais do uso do paletó e da gravata!).

Consumimos energia elétrica sem perceber, e sem querer saber como, por exemplo, o horário de verão afeta o consumo, qual é a energia consumida durante um jogo de futebol – e o que o sabiá tem a ver com isso!  Mas é certo que começamos a nos preocupar em economizar no uso da energia elétrica.

Casos como o da China são alarmantes. Então entram em cena, no mundo todo, as fontes renováveis de energia: a solar, a eólica, a das ondas.  Elas poderão resolver o problema da crescente demanda de energia, sem comprometer de fato o meio ambiente? Vamos precisar das usinas nucleares? Elas são mais letais que as usinas a carvão?   
 
Esta foi a pauta da sessão de “VerCiência – Física Pra Quê?”, que aconteceu no dia 01/09/2016, na Casa da Ciência da UFRJ.

O cientista convidado dos curadores de VerCiência, José Renato Monteiro e Sergio Brandão foi o engenheiro eletrônico Edson Watanabe, membro da Academia Brasileira de Ciências e professor titular e diretor da COPPE/UFRJ.

Foi uma sessão eletrizante! 

Clique abaixo para ver (ou baixar) um resumo, com fotos, da apresentação do Prof. Edson Watanabe. 
Texto e fotos: Fernando Pedro (Comunicação, Casa da Ciência da UFRJ)
EDSON WATANABE é graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da UFRJ, com mestrado pela COPPE/UFRJ e doutorado em Engenharia pelo Tokyo Institute of Technology. É Professor Titular e Diretor da COPPE/UFRJ, e atua nas áreas de Aplicação de Eletrônica de Potência, Fontes Renováveis e Transmissão em Corrente Contínua. Membro da Ordem Nacional do Mérito Científico, da Academia Nacional de Engenharia e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências.

VerCiência 2016 - 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP