VERCIÊNCIA DESPERTANDO VOCAÇÕES CIENTÍFICAS

Com patrocínio da Petrobras e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Mostra VerCiência 2016 - 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV - foi um dos principais eventos da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 17 a 23 de outubro.

O Encerramento da Mostra no Rio aconteceu no no auditório do Museu do Amanhã, na tarde do domingo, 23 de outubro. Alunos de vários colégios de ensino médio do Rio de Janeiro (Pedro II, Liceu Franco-Brasileiro, Escola SESC de Ensino Médio, CEFET e São Bento) participaram ativamente, com perguntas interessantes e pertinentes aos temas abordados nas duas Sessões Especiais "Ver o Amanhã".

A Sessão Especial "Ver o Amanhã 1" começou às 14h, com a apresentação do filme "Comida do Amanhã", primeiro episódio de uma nova série de programas do Departamento de Ciência da BBC sobre tendências mundiais na produção e no consumo de alimentos. Após a exibição do filme, o agrônomo e pesquisador Paulo Ferreira da UFRJ, conversou com o jornalista científico Sergio Brandão (curador internacional da Mostra) e o público presente, com destaque para a participação dos estudantes no debate.

A Sessão Especial "Ver o Amanhã 2" teve início às 16h com o filme "O Universo num Floco de Neve", primeiro da nova série da BBC Forças da Natureza, apresentada pelo físico Brian Cox, um cientista que se tornou muito popular no Reino Unido como apresentador de programas e séries de TV. A produtora da série, Danielle Peck, esteve presente no talkshow que se seguiu à projeção do documentário, juntamente com a filósofa e pesquisadora da UFRJ Virgínia Chaitin, com apresentação de Sergio Brandão. O interesse e participação dos estudantes em discutir temas de ciência e tecnologia, reflete a importância da discussão desses mesmos temas pela sociedade.
Veja abaixo como foram os talkshows após a projeção dos filmes "Comida do Amanhã" e "O Universo num Floco de Neve".
.

VerCiência 2016 - 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP