VerCiência - Física para quê? - O ADMIRÁVEL MUNDO NANO
Casa da Ciência da UFRJ - dia 01 de dezembro, 19h
O último talkshow da série VerCiência - Física para Quê? foi sobre NANOTECNOLOGIA, a ciência numa escala diminuta, onde a matéria é medida pelo nanometro, que corresponde a um bilionésimo do metro! O controle da matéria nessa escala abre enormes possibilidades para o desenvolvimento de novos dispositivos e aplicações em áreas tão diversas como medicina, nutrição, energia e tecnologia da informação, onde são esperadas mudanças significativas com a chegada dos nanomateriais. Entre eles, o grafeno, material 200 vezes mais resistente que o aço e da espessura de um átomo (3 milhões de camadas de grafeno empilhadas têm 1 milímetro de altura), que vai revolucionar produtos como tablets e smartphones.
O talkshow foi apresentado por José Renato Monteiro, curador nacional da Mostra VerCiência e o cientista convidado foi o físico Rodrigo Barbosa Capaz, professor titular do Instituto de Física da UFRJ e pesquisador do Inmetro.
RODRIGO BARBOSA CAPAZ

Graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio (1989), tem mestrado pela PUC-Rio (1991) e doutorado em Física pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT (1996). É Professor Titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ e Coordenador do Laboratório de Nanometrologia Teórica do Inmetro.

Foi pesquisador visitante na Universidade de Berkeley, de 2003 a 2005 e de 2009 a 2010. Sua experiência em Física se concentra na área da Matéria Condensada, atuando na pesquisa de grafeno, nanotubos de carbono, superfícies  e semicondutores. Recebeu por seus trabalhos os prêmios “Guggenheim Fellow” (2003) e “Young Scientist Award” TWAS-ROLAC Physics (2009).
.

VerCiência 2017 - 23ª Mostra Internacional de Ciência na TV - de 23 a 29 de outubro
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP