Prêmio VerCiência 2018
O Prêmio VerCiência 2018 foi para os principais responsáveis pelo documentário alemão "Os Primeiros Americanos: Uma Descoberta Incrível no Brasil": Peter Prestel (roteiro e direção) e Uwe Weibrecht (pré-produção e apoio logístico das filmagens no Piauí).

O documentário (título original : Sensationsfund in Brasilien - Die ersten Amerikaner), transmitido pela TV alemã ZDF na popular série TERRA-X, aborda as pesquisas e descobertas da arqueóloga Niède Guidon e equipe da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) no Parque Nacional Serra da Capivara e arredores, no sudoeste do Piauí, descobertas que vem revolucionando as teorias sobre o povoamento das Américas.

A entrega dos troféus aconteceu na Sessão de Encerramento da Mostra VerCiência 2018, no dia 10 de novembro de 2018, no Museu do Amanhã, com entrada franca e aberta ao público.

Ao final da sessão, foi inaugurada no térreo do Museu do Amanhã a exposição fotográfica "Serra da Capivara: os mais antigos vestígios da povoação na América", com registros do fotojornalista André Pessoa, que revela o trabalho arqueológico realizado na região e sua fascinante biodiversidade e cultura. A mostra apresenta ainda o projeto de pesquisa conduzido por cientistas do Instituto Arqueológico Alemão (DAI) no local, que investiga o surgimento da agricultura na América do Sul.

A exposição, realizada pela DFG - Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa, já passou por Berlim e Bonn, na Alemanha e revela agora ao público brasileiro a inestimável importância e valor científico deste patrimônio, que transcende fronteiras e desperta o interesse de pesquisadores de todo o mundo.
Confira abaixo um trecho do documentário alemão e porque ele mereceu o Prêmio VerCiência 2018. O documentário completo, dublado em Português, será apresentado na Sessão de Encerramento da Mostra VerCiência 2018 no sábado, dia 10/11, das 14h às 18h, no Museu do Amanhã (inscrições gratuitas, no site do Museu do Amanhã).


Link para o documentário na íntegra, em alemão:
Peter Prestel, diretor e roteirista do documentário premiado, nasceu em 1962, tendo se formado na renomada Universidade de Televisão e Cinema de Munique HFF. Como autor, diretor e produtor de sua própria produtora - a Peter Prestel Filmproduktion - ele realiza documentários e muitas outras formas de contar histórias não-ficcionais. Seu foco principal é no campo da arqueologia, história e ciência. No curso de seu extenso trabalho cinematográfico, ele viajou para mais de 60 países e seus programas foram transmitidos em mais de 50 países. Muitos de seus documentários foram encomendados pela maior estação de TV pública da Alemanha, a ZDF, e foram transmitidos durante o horário nobre da série Terra X, um marco da televisão alemã que atinge uma média de 5 milhões de telespectadores semanalmente.
Uwe Weibrecht, fez a pré-produção e o apoio logístico das filmagens da equipe de Peter Prestel no Piauí. Nasceu 1970 em Eisenach na Alemanha. É formado em História e possui mestrado em Administração Pública com especialização em Politicas Públicas Internacionais. Ele é brasileiro naturalizado, cidadão piauiense, co-fundador e atual presidente da Associação ProBrasil em São Paulo que atinge com o seu trabalho sócio-educativo e ambiental mais de 5000 pessoas no extremo sul da capital e que está presente com projetos no estado no Piauí. Uwe atua na articulação de cooperações internacionais e organizou visitas de varias embaixadores de países europeus ao estado do Piauí. Além disso organiza congressos, eventos, viagens de empresários, jornalistas, políticos e cientistas com foco especificamente a cooperação entre Brasil e a Alemanha. Organizou recentemente a visita de um grupo de 12 jornalistas da Suíça, Áustria e Alemanha com a Associação dos Jornalistas Científicos da Alemanha ao Parque Nacional Serra da Capivara.
.

VerCiência 2018 - 24ª Mostra Internacional de Ciência na TV - de 15 a 21 de outubro
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP