VerCiência 2016 - Sessão Especial "Dentro da Mente de Einstein", 17/10, 18h
.
Local:  CCBB-RJ (Cinema 1, no Térreo) - Rua Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio

18h -
Apresentação do filme "Dentro da Mente de Einstein" (Inside Einstein‘s Mind), produção norte-americana, da série NOVA, da emissora WGBH da rede PBS (2015)

19h - Bate-papo com  Moyses Nussenzveig, físico, Professor Emérito da UFRJ. Apresentador: Sergio Brandão, comunicador de ciência e curador internacional de VerCiência.

Entrada franca (sujeita a lotação da sala, de 100 lugares) - pegar senha na bilheteria do CCBB.  Recomendamos chegar pelo menos 15 minutos antes do início da Sessão.
.
DENTRO DA MENTE DE EINSTEIN (Inside Einstein’s Mind)

NOVA-WGBH-PBS / EUA | 52min


Em 25 de novembro de 1915, Einstein publicou sua maior obra: a Teoria da Relatividade Geral. A teoria transformou nossa compreensão das leis da natureza e toda a história do universo, que remonta à origem do próprio tempo. Em comemoração ao 100º aniversário da conquista de Einstein, NOVA conta os bastidores da obra-prima de Einstein.  A história começa com as experiências de pensamento intuitivo que colocam Einstein em sua trajetória investigativa e desencadeiam uma revolução na cosmologia que ainda continua nos laboratórios e observatórios atuais.
Descubra com o programa as ideias simples mas poderosas no coração da relatividade, iluminando a teoria – e o brilho – de Einstein como nunca antes. Desde a primeira centelha de uma ideia à descoberta da expansão do universo, o Big Bang, buracos negros e energia escura, NOVA explora os pensamentos inspirados e os avanços brilhantes da "teoria perfeita". (assista o trailer)
Moyses Nussenzveig

Bacharel e doutor em Física pela Universidade de São Paulo, foi pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas de 1962 a 1968, quando foi para a Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, onde permaneceu até 1975. Após retornar ao Brasil, foi professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Academia Brasileira de Ciências. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. É autor de vários livros didáticos, entre eles a coleção Curso de Física Básica, que foi premiada com o Prêmio Jabuti em 1999 na categoria Ciências Exatas, Tecnologia e Informática. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Física de 1981 a 1983. Recebeu em 1986 o Prêmio Max Born, outorgado pela Optical Society a cientistas que tenham dado contribuições significativas no campo da óptica.

.
.

VerCiência 2017 - 23ª Mostra Internacional de Ciência na TV - de 23 a 29 de outubro
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP