VerCiência 2016 - Sessão Especial Niède Guidon, Livraria da Travessa  21/10, 20h
.
Local:  Livraria da Travessa - Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Shopping Leblon‎, Rio

20:00h - Apresentação do filme "A Mulher Original", produção independente de Cristiane Delfina

20:30h - Homenagem à Niède Guidon e talkshow com a bióloga e pesquisadora Marcia Chame, da FIOCRUZ, colaboradora das pesquisas de Niède desde a década de 80. Mediação do jornalista Sergio Brandão, curador internacional da Mostra VerCiência, que há 30 anos acompanha o trabalho da arqueóloga como repórter.
Niède Guidon

Formada em História Natural pela Universidade de São Paulo (1959) com doutorado em Pré História na Universidade de Paris 1 Sorbonne (1975). Tornou-se educadora-pesquisadora junto ao CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica da França) e mestre de conferências junto à EHESS (Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais de Paris).  É professora visitante da Universidade Federal de Pernambuco, conselheira de administração da Fundação Bunge, pesquisadora e diretora presidente da Fundação Museu do Homem Americano. Há quase 50 anos se dedica a pesquisas arqueológicas na área do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, criado pelo governo brasileiro, por iniciativa dela, em 1979, e tombado como  Patrimônio Mundial da UNESCO, em 1991.
Além de cientista, é uma gestora incansável na defesa da integridade do Parque Nacional Serra da Capivara e seus sítios, o que só tem sido possível pelas ações integradas ao desenvolvimento econômico e à melhoria das condições de vida dos habitantes da região. Niéde é reconhecida em todo o mundo, ganhadora de muitos prêmios e homenagens, dentre as quais a de Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra da França.
A MULHER ORIGINAL
Documentário de Cristiane Delfina sobre a arqueóloga Niède Guidon e o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí.

Sinopse:
Neta de franceses e índios, a arqueóloga Niède Guidon luta destes os anos 70 pela conservação de registros arqueológicos inigualáveis no mundo, localizados em uma região pobre e ignorada do sudeste do Piauí, mas reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO. A Mulher Original é um documentário sobre a trajetória dessa personalidade controversa e lutadora, que desafiou cientistas, caçadores e políticos para defender o que ama e acredita.

Ficha Técnica:
Direção e produção: Cristiane Delfina Duarte
Trilha sonora: Felipe Gomide, Fabrício Geraldo
Montagem: Cristiane Delfina e Pedro Pinho
Fotografia: Gustavo Almeida, Gabriel Duarte, Pedro Gaspar (para projeto Arqueologia e Divulgação Científica - Diálogos e Saberes) e Cristiane Delfina.

Cristiane Delfina

É uma documentarista brasileira nascida em Barão Geraldo, Campinas. Trabalhando anos como assistente de direção e editora, em uma de suas viagens de gravação conheceu o Parque Nacional Serra da Capivara, que levou-a a dirigir, com recursos próprios, seu primeiro curta documentário, A Mulher Original, sobre arqueóloga Niède Guidon, uma personagem controversa que descobriu os registros arqueológicos mais antigos das Américas. A Mulher Original foi selecionado para o Short Film Corner em Cannes e quatro outros festivais internacionais e é parte da dissertação de mestrado de Cristiane no Programa de Divulgação Científica e Cultural do Labjor, UNICAMP. Em 2015, Cristiane recebeu a prestigiada bolsa Chevening para cursar MA Documentary Practice na Brunel University London, e produziu outros dois curtas documentários em fase de finalização.
Marcia Chame

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1982), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988 e 2007). Desde 1984, atua como pesquisadora, colaboradora e conselheira da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), presidida pela Dra. Niède Guidon. Atualmente é Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz e Membro Titular representante do Ministério da Saúde no Conselho Nacional da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente. Coordenadora do Programa Biodiversidade & Saúde da FIOCRUZ . Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Helmintos de Mamíferos Selvagens, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, parque nacional, conservação, parasitos e coprólitos, espécies exóticas invasoras.

Niède Guidon e as Origens do Homem Americano
reportagem de Sergio Brandão para o programa Globo Ciência sobre as pesquisas de Niède no Parque Nacional Serra da Capivara
 (produção VideoCiência 1990)

.
.

VerCiência 2016 - 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP