Sessão Especial "Hackers de Memórias", filme e talkshow com o psiquiatra Prof. Paulo Mattos, IDOR, dia 18/10, 18h - REALIZADA
Assista também no IDOR:

.
.
SESSÃO REALIZADA EM 18/10/2016

Local: 
Auditório do IDOR - Instituto D‘Or de Pesquisa e Ensino
Rua Diniz Cordeiro, 30 - Botafogo, Rio

18:00h - Apresentação do filme "Hackers de Memórias" (52min)

19:00h - Bate-papo com o psiquiatra e pesquisador do IDOR Paulo Mattos, com apresentação do jornalista científico Sergio Brandão, curador internacional de VerCiência.
HACKERS DE MEMÓRIAS (Memory Hackers)
NOVA - WGBH - PBS (EUA) | 52min

Sinopse do filme:


A memória é a cola que une nossas vidas mentais. Sem ela, seríamos prisioneiros do presente, incapazes de utilizar as lições do passado para mudar o nosso futuro. Do nosso primeiro beijo ao lugar onde colocamos nossas chaves, a memória representa quem somos, como aprendemos e navegamos pelo mundo. Mas como ela funciona? Utilizando técnicas de vanguarda, os neurocientistas estão explorando os precisos mecanismos moleculares da memória. Ao estudar uma gama de indivíduos, de um menino de 11 anos de idade que se lembra de cada detalhe de sua vida, a uma mulher que teve memórias “implantadas”, cientistas desvendaram uma ideia provocadora. Durante a maior parte da história humana, a memória tem sido vista como um gravador que registra e repassa fielmente as informações gravadas. Mas agora, pesquisadores estão descobrindo que nossa memória é muito mais maleável, sendo continuamente escrita e reescrita, e não apenas por nós, mas também por outros. Estamos descobrindo os mecanismos que podem explicar e até mesmo controlar nossas memórias. A questão é: estamos prontos? (ASSISTA O TRAILER)
Paulo Mattos

Após a exibição do filme (52min), o psiquiatra e pesquisador do IDOR Prof. Paulo Mattos conversa com o jornalista Sergio Brandão sobre o que é realidade e o que (ainda) é ficção nas pesquisas sobre como nosso cérebro armazena, relembra e "inventa" falsas memórias.  Um interessante "papo cabeça" que promete mexer com as recordações mais doces e inesquecíveis (como o primeiro beijo) e os traumas e fobias de quem for assistir.

Sobre o Prof. Paulo Mattos:
Médico Psiquiatra, Doutor em Psiquiatria e Saúde Mental pela UFRJ, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), Diretor Clínico do Centro de Neuropsicologia Aplicada – CNA IDOR.

Assista também: a conversa do neurocientista e pesquisador do IDOR Stevens Rehen com Paulo Mattos no programa UAU! sobre Memória
.
.

VerCiência 2016 - 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP