VerCiência 2016 - Palestra BBC, com Danielle Peck, no CCBB-RJ, 19/10, 19h
.
Danielle Peck, da BBC, cercada por um grupo de alunos da Escola SESC de Ensino Médio, ao final da Palestra "Os Desafios de Fazer Ciência na TV", em 19/10/2016, no Centro Cultural Banco do Brasil (foto Américo Jr.)
Palestra BBC ("BBC Lecture"): "Desafios de Fazer Ciência na TV", por Danielle Peck, produtora de séries e diretora de programas do departamento de ciência da BBC (BBC Science), com tradução simultânea.

Esbanjando simpatia e competência como palestrante, Danielle Peck, fez uma palestra interessantíssima sobre a arte e a técnica do storytelling - como contar boas histórias - nos programas de ciência que a renomada emissora britânica domina como ninguém.  Um grupo de alunos da Escola SESC de Ensino Médio situada na Barra da Tijuca, no Rio, abrilhantou com sua presença e perguntas inteligentes o talkshow após a palestra de Danielle (foto acima).

Local:  CCBB-RJ - auditório do 4º andar, Rua Primeiro de Março, 66, Centro Rio

Público alvo: estudantes de ensino médio, estudantes de comunicação audiovisual, jornalistas científicos e pessoas de qualquer idade interessadas na produção de bons programas de televisão, particularmente sobre temas de ciência, tecnologia, medicina, meio ambiente, etc.
Danielle Peck
Há 25 anos Danielle Peck se dedica à arte e à técnica do storytelling - como contar histórias interessantes - através de documentários e programas de ciência da BBC, a emissora britânica que se tornou uma referência mundial nessa especialidade.  Ela participa da Mostra VerCiência 2016 representando o Departamento de Ciência (BBC Science) e fez a Palestra BBC 2016, uma tradição de 22 anos de ativa participação da emissora britânica na Mostra VerCiência.  Em sua palestra, seguida de um bate-papo informal com Sergio Brandão, Curador Internacional de VerCiência e os presentes, Danielle falou e mostrou exemplos de como enfrentar os "Desafios de Fazer Ciência na TV", compartilhando um pouco de sua experiência na arte e técnica da comunicação audiovisual de ciência e tecnologia para o grande público. Ela exibiu trechos de programas da BBC, para ilustrar como abordar temas nem sempre fáceis e atrair públicos diferenciados, sem precisar apelar para o sensacionalismo e a superficialidade. Danielle também participou da Sessão Especial Ver o Amanhã, no domingo, 23/10, às 16h, no Museu do Amanhã, último dia da Mostra VerCiência 2016 no Rio (ver Sessão Especial Ver o Amanhã 2).
Danielle Peck produziu diversas séries premiadas da BBC como Maravilhas do Sistema Solar e Forças da Natureza (esta última recentemente lançada no Reino Unido e em primeira apresentação no Brasil na Mostra VerCiência 2016), apresentadas pelo físico Brian Cox. Estas produções têm sido internacionalmente aclamadas por combinarem a beleza do mundo natural com a física, em programas que têm atraído audiência recordes para a BBC.

Em seus 25 anos na BBC, ela esteve envolvida na produção diversos tipos de programas de ciência, dentre os quais vários episódios da emblemática série Horizon (merecedora do Troféu Homenagem Especial VerCiência 2014) - um dos mais antigos e premiados programas da BBC (no ar desde 1964), um programa sobre física quântica com uma plateia de celebridades e edições especiais da popular série veterinária, Animal Hospital. Ela se sente privilegiada de ter experimentado a  emoção de fazer televisão ao vivo no programa Tomorrow’s World, uma revista semanal que mostrava as últimas invenções e novidades  tecnológicas. Ela também trabalhou na série Hospital Watch, com transmissões ao vivo 3 vezes ao dia durante uma semana acompanhando histórias de pacientes em alguns dos maiores hospitais do Reino Unido. 

De vez em quando, Danielle tira uma folga da ciência na TV. Ela produziu importantes séries de História e também é fotógrafa (ela tem um mestrado em fotografia para documentários e fotojornalismo). Ela passou um ano dirigindo o departamento de fotografia da BBC e com frequência usa suas habilidades em fotografia e filmagem trabalhando como voluntária da ActionAid International, uma organização de ajuda que combate a pobreza e a desigualdade para as mulheres e meninas em todo o mundo. Ela acaba de retornar do Haiti, escrevendo, filmando e fotografando para uma campanha sobre as causas da desigualdade das mulheres. Danielle esteve no Brasil anteriormente, em 2012, trabalhando numa campanha em prol de cidades mais seguras.

UM APERITIVO...

Assista aos trailers de dois programas da série Forças da Natureza (BBC - 2016), em primeira exibição no Brasil, na Mostra VerCiência 2016.
Correção: Danielle Peck é Produtora de Séries da BBC TV (e não "produtora executiva" como saiu na entrevista). A série de programas de ciência lançada pela BBC na década de 60 é a Horizon - e não Forças da Natureza (Forces of Nature), produzida por Danielle Peck com apresentação do físico Brian Cox, série que estreou na BBC em agosto de 2016.
.
.

VerCiência 2017 - 23ª Mostra Internacional de Ciência na TV - de 23 a 29 de outubro
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP