Ver Ciência 2016 - Sessão Especial Ver o Amanhã (2), filme O UNIVERSO NUM FLOCO DE NEVE (BBC) e talkshow, no Museu do Amanhã, 23/10, 16h
Local: Auditório do Museu do Amanhã, Praça Mauá, 1, Centro - Rio
16h: filme "O UNIVERSO NUM FLOCO DE NEVE", da série Forças da Natureza, da BBC (2016), apresentada pelo físico Brian Cox.
17h: Talkshow com Virgínia Chaitin, pesquisadora da UFRJ e Danielle Peck, produtora da série Forças da Natureza (BBC). Apresentação de Sergio Brandão, comunicador de ciência e curador internacional da Mostra VerCiência.
O FILME
O UNIVERSO NUM FLOCO DE NEVE (The Universe in a Snow Flake) é um dos episódio da série Forças da Natureza, uma belíssima e instigante produção da BBC de 2016, apresentada pelo físico Brian Cox. O episódio explora o que está por trás da FORMA de tudo que existe no Universo. Como diz o físico e apresentador no início da série, "O mundo é bonito de se ver, mas muito mais bonito de se compreender".  ASSISTA AO TRAILER
O TALKSHOW
Danielle Peck e Virgínia Chaitin conversaram com Sergio Brandão e o público presente, com destaque para os alunos dos colégios Pedro II, Liceu Franco Brasileiro e São Bento. A tradução simultânea foi de Helena Wergles.  ASSISTA À GRAVAÇÃO
Virgínia Chaitin

Virginia M. F. Gonçalves Chaitin é epistemóloga e pesquisadora independente. Sua formação acadêmica é interdisciplinar: doutorado em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ e  mestrado em Lógica e Método Científico pela London School of Economics and Political Science - LSE. Em sua tese de doutorado, propõe uma epistemologia pluralista e permeávelRealizou seu pós-doutorado na UFRJ no tema metabiologiauma metateoria inovadora proposta pelo matemático, cientista da computação e professor da UFRJ Gregory Chaitinque empregou o conceito de complexidade algorítmica para representar a criatividade da evolução biológica.

A partir de seu
 trabalho pós-doutoral em metabologia vem atuando como palestrante acadêmica em âmbito nacional e internacional, discutindo os aspectos inter e transdisciplinares das ciências na contemporaneidade, explorando os atravessamentos da metabiologia com a auto-imagem do ser humano imerso no atual contexto científico-tecnológico digital.
Danielle Peck

Há 25 anos Danielle Peck se dedica à arte e à técnica do storytelling - como contar histórias interessantes - através de documentários e programas de ciência da BBC, emissora que se tornou uma referência mundial nessa especialidade.  Ela participa da Mostra VerCiência 2016 representando o Departamento de Ciência da BBC (BBC Science).

Danielle Peck produziu diversas séries premiadas da BBC
apresentadas pelo físico Brian Cox, como Maravilhas do Sistema Solar e, em 2016, Forças da Natureza, em primeira apresentação no Brasil na Mostra VerCiência. Estas produções têm sido internacionalmente aclamadas por combinarem a beleza do mundo natural com a física, em programas que têm atraído audiência recordes para a BBC.
.